Capes lança cursos de mestrado profissionalizante

Artes, administração pública e história são as temáticas oferecidas

por Roberta Patu ter, 13/05/2014 - 15:32
Guilherme Feijó - CCS/Capes Representantes da Capes participaram da cerimônia de lançamento Guilherme Feijó - CCS/Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou, nessa segunda-feira (12), em Brasília, novos cursos de mestrado profissionalizante. O lançamento integra o Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória). Segundo a direção da Coordenação, o objetivo é investir na formação de professores da educação básica.

"A introdução dos mestrados profissionais corroborou a missão que a Capes recebeu, em 2008, de aproximar a educação básica da pós-graduação. Ao investir na educação, por meio dos mestrados profissionais, a Capes está pensando no futuro do Brasil", disse o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, de acordo com assessoria de imprensa.

Os mestrados são oferecidos através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que possui, atualmente, mais de 100 universidades públicas e 230 mil estudantes ativos, segregados em 670 polos pelo Brasil. Conforme o diretor de avaliação da Capes, Lívio Amaral, a proposta também é que todas as disciplinas da educação básica sejam cobertas por mestrados profissionais. "A educação básica já está no 'DNA' da Capes e os mestrados profissionais são os meios pelos quais conseguiremos que as mudanças se estabeleçam", ressaltou. Ele ainda afirmou que já estão no planejamento outros dois mestrados profissionais, um direcionado à gestão escolar e outro aos servidores em exercício nas universidades.

Ao todo, são disponibilizados três mestrados no formato semipresencial do País: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013.

COMENTÁRIOS dos leitores