UFRPE realiza ações de combate ao abandono de bichos

Atividades fazem parte do Programa Animus

por Nathan Santos seg, 02/06/2014 - 11:16
Marionaldo Junior/LeiaJáImagens/Arquivo Sociedade não deve abandonar os animais Marionaldo Junior/LeiaJáImagens/Arquivo

Para minimizar os problemas causados pelo abandono de animais em vias e espaços públicos, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) lançará neste mês, de forma oficial, o Programa Animus. A iniciativa já tem algumas atividades em andamento, como por exemplo, a realização da castração de cerca de 100 bichos que vivem no Campus de Dois Irmãos da instituição de ensino, no Recife.

De acordo com a UFRPE, na primeira fase de atuação do Animus, a Administração Superior, por meio de equipes do curso de medicina veterinária, fez um diagnóstico para tomar conhecimento da situação preliminar, que indicou a existência de aproximadamente 450 cães e gatos nas três unidades da Rural. Sobretudo, já ficou definido que o foco inicial do programa abrange os gatos, que corresponde mais de 90% dos animais.

“Infelizmente as pessoas não pensam nas consequências desse abandono e, no nosso caso, por termos o curso de medicina veterinária, acreditam que haverá cuidados especiais, o que não é verdade, pelo excesso de demandas existentes entre os profissionais”, comenta a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, conforme informações do site da Universidade.

Estudantes e professores realizarão visitas a escolas e associações próximas ao Campus. O objetivo é alertar o público sobre a guarda responsável e a gravidade do abandono. Paralelamente, será implantada no Campus a Brigada do Bem Estar Animal, que será composta por alunos bolsistas que vão circular pelos principais pontos que os bichos são largados para evitar novos abandonos.

Segundo a UFRPE, já foram tomadas medidas administrativas, como a compra de ração específica para os animais, além da contratação de tratadores e a reforma do gatil da UFRPE. Também estão programadas parcerias com instituições que almejam ajudar no controle dos bichos.  

COMENTÁRIOS dos leitores