Comitiva chinesa visita a UPE nesta semana

Foco do encontro é o Instituto Confúcio, órgão que visa o ensino do mandarim e dissemina a cultura da China

por Nathan Santos ter, 15/07/2014 - 12:51
Libia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo Instituto Confúcio foi lançado em Pernambuco no ano passado Libia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo

Uma comitiva chinesa visitará o Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco (UPE), na próxima sexta-feira (18). O grupo oriental é liderado pela diretora geral do Instituto Hanban, Xu Lin. O encontro, que iniciará às 15h30, será realizado na Reitoria da instituição de ensino pernambucana, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

O Instituto Confúcio da UPE – primeiro do Nordeste e sétimo do Brasil – visa estreitar o relacionamento do Estado com a China, com foco no ensino do mandarim. Outra proposta é disseminar a cultura asiática para o povo pernambucano e proporcionar amizade entre os povos.

De acordo com a UPE, atualmente existem mais de 430 institutos Confúcio distribuídos em mais de 100 países. Em Pernambuco, a unidade funciona na Reitoria da UPE, porém, a previsão é que ela passe para um casarão, na Rua Benfica, no bairro da Madalena, no Recife.

Os cursos de chinês já foram iniciados, com vagas disponíveis para o público em geral. Ainda segundo a UPE, os estudantes que se destacarem poderão estudar na China.

Entidade sem fins lucrativos, o Instituto Confúcio tem sua sede central em Pequim. Ligado ao Ministério da Educação chinês, o órgão é representado pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e pelo Departamento para Assuntos do Instituto Confúcio. Seu objetivo é promover o idioma mandarim e o ensino na língua e da cultura chinesa.  

 

COMENTÁRIOS dos leitores