Oxford seleciona pesquisador para atuar na universidade
Edital selecionará um candidato para a Cátedra, Rio Branco, com duração de três a quatro meses
Com a proposta de enviar pesquisadores, intelectuais e formuladores de políticas públicas à Universidade de Oxford, foi lançado, na última segunda-feira (11), edital para seleção da Cátedra Rio Branco em Relações Internacionais da Universidade de Oxford, no Reino Unido. A iniciativa visa proporcionar um ambiente propício, para permitir o desenvolvimento do estudo acadêmico a respeito do Brasil e das questões e problemas internacionais sob a ótica brasileira. As inscrições seguem até o dia 25 de setembro, conforme publicado no edital, que está disponível no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Para participar da seleção, os interessados devem possuir alguns requisitos, como ter disponibilidade para dedicar-se integralmente às atividades propostas e aprovadas durante todo o período da bolsa e possuir atuação acadêmica qualificada na área, além de possuir competência profissional reconhecida com produção intelectual consistente.
O candidato selecionado será admitido como membro da Universidade de Oxford e de uma de suas faculdades, assim terá acesso às bibliotecas da universidade e terá disponibilizada sala de trabalho no Centro Latino Americano ou nas proximidades. Além disso, entre os benefícios estão previstos bolsa mensal no valor de £ 3500,00, auxílio instalação e seguro saúde.
No Brasil, a instituição responsável pela cátedra é a Capes e no Reino Unido, a Universidade de Oxford. O edital selecionará um candidato para a cátedra, com duração de três a quatro meses, na área temática de "Relações Internacionais e Política Externa Brasileira".