UFPE e Compesa lançam concurso para estudantes e docentes

Edital será lançado no dia 3 de outubro

por Roberta Patu sab, 27/09/2014 - 19:20
Divulgação Os vencedores receberão uma bolsa de incentivo para elaborar o projeto executivo Divulgação

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Companhia Pernambucana de Saneamento Compesa lançam concurso para estudantes e professores de arquitetura e urbanismo. A iniciativa visa escolher o melhor projeto arquitetônico do edifício do L’acqua, o centro de estudos e pesquisas sobre água, saneamento e meio ambiente que será feito pela Companhia e a instituição de ensino.

O L’acqua será construído numa área de mil metros quadrados, ao lado do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), dentro do campus da UFPE. O concurso promove o desafio de apresentar propostas que contemplem uma edificação que faça o reaproveitamento da água e utilize energias eólica e solar, por exemplo. “Além de atentarem para esses detalhes, as propostas terão que mostrar uma edificação atraente em todos os aspectos, já que a intenção é que o laboratório seja, também, local de cursos e treinamentos de pesquisadores e profissionais da área”, adianta o professor da UFPE e coordenador do L’acqua por parte da universidade, Frederico Dias Nunes, segundo informações da assessoria de imprensa.

Os vencedores receberão uma bolsa de incentivo para elaborar o projeto executivo. Após essa fase, uma licitação será lançada para contratar uma empresa que deverá construir o laboratório com base no projeto executivo já elaborado. Essa etapa só deverá ocorrer em 2015. “Estamos certos de que o L’acqua será inovador também na sua concepção arquitetônica. Pernambuco terá um centro de estudos de primeiro mundo capaz de trazer soluções para os desafios atuais e futuros relativos à água e ao esgotamento sanitário”, vislumbra o diretor comercial e de atendimento da Compesa, Franklin Azoubel.

O edital está previsto para ser divulgado no dia 3 de outubro. A cerimônia será às 16h, no gabinete da Reitoria da UFPE, na Cidade Universitária.

COMENTÁRIOS dos leitores