LeiaJá vence etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Especial "Do problema ao negócio" foi o grande premiado. Reportagens abordaram o empreendedorismo por necessidade

por qui, 30/04/2015 - 21:52
Roberta Patu/LeiaJáImagens Jornalista Nathan Santos agradeceu a toda a equipe envolvida no especial Roberta Patu/LeiaJáImagens

O LeiaJá foi o grande vencedor da etapa estadual do 7º Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo, com o especial “Do problema ao negócio”. A cerimônia de anúncio dos vencedores foi realizada na noite desta quinta-feira (30), em um hotel localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O prêmio busca reconhecer produções jornalísticas que incentivam práticas empreendedoras e que divulgam informações importantes para quem almeja ingressar no mundo do empreendedorismo.

“Do problema ao negócio” aborda o empreendedorismo por necessidade, quando as pessoas criam negócios a partir de uma dificuldade financeira ou familiar. Negócios desse tipo, geralmente, ganham vida sem planejamento e correm risco de falência. Porém, o especial do LeiaJá mostrou histórias de empreendedores que transformaram problemas em empresas de sucesso. O editor geral do LeiaJá, Eduardo Cavalcanti (à esquerda da foto), destacou a importância de se produzir matérias sobre empreendedorismo dentro da editoria de Carreiras. "Desde o começo, a área de Carreiras, que abriga formação, emprego e empreendedorismo, recebeu atenção especial no Portal LeiaJá e tem sido muito bem recebida, seja pelo público, que nos dá audiência, seja por premiações como esta, que valorizam o trabalho da equipe e nos estimula a continuar investindo na área", comentou Cavalcanti.  

De acordo com o jornalista Nathan Santos (centro da foto), um dos responsáveis pelo especial, histórias de empreendedores por necessidade são sensacionais, porque mostram como é possível transformar as dificuldades em oportunidades de negócio. “Até o empreendedor por oportunidade, que se planeja e enxerga boas chances de empreender, pode chegar à falência. No caso do empreendedor por necessidade esse risco é ainda maior, pois além de se preocupar com a empresa, esse tipo de empresário ainda enfrenta problemas pessoais. É preciso ter sorte e inteligência para não falir”, comentou Santos. Sobre a premiação, Nathan agradeceu o envolvimento de todos os participantes. “Posso dizer que trabalho com profissionais valentes e humildes. Apesar das dificuldades, conseguimos boas histórias a base de muito esforço. Graças a Deus o nosso trabalho foi reconhecido. É um prêmio de toda a equipe”, declarou o jornalista.

A sétima edição do Sebrae de Jornalismo recebeu, a nível nacional, mais de mil inscrições. Em Pernambuco, 29 trabalhos foram inscritos nas plataformas impresso, radiojornalismo, telejornalismo e webjornalismo. Desses, 15 trabalhos concorreram na categoria internet.

LeiaJá também venceu – O Especial de Portas Abertas venceu a etapa nacional do 4º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Também conquistamos o 1º Prêmio Correios de Webjornalismo, com a reportagem “Carteiros: desafios diários da profissão”. Recentemente, o LeiaJá foi finalista do Prêmio Urbana de Jornalismo, CNT de Jornalismo e do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores