Vestibular do IFPE registra 4,6 mil candidatos faltosos

Processo seletivo foi realizado na manhã deste domingo (14). Gabarito sai a partir das 14h de hoje

por Nathan Santos dom, 14/06/2015 - 13:15

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realizou, na manhã deste domingo (14), seu Vestibular 2015.2, em cerca de 40 escolas espalhadas em todo o Estado. O gabarito do processo seletivo será disponibilizado a partir das 14h de hoje, através do endereço virtual da seleção. Mais de 14 mil candidatos se inscreveram para o processo seletivo, em que desses, um total de 4.620 não compareceu ao Vestibular, ocasionando um índice de abstenção de mais de 30%. Segundo a presidente da CVEST, instituição organizadora das provas, Thamiris Queiroz, algumas atividades acabaram atrapalhando a ida dos estudantes ao Vestibular. “Tivemos vários eventos em todo o Estado, além dos festejos juninos. Isso acabou repercutindo no número de faltosos”, argumentou a presidente, conforme informações da assessoria de imprensa.

De acordo com o IFPE, os feras que discordarem do gabarito têm apenas até esta segunda-feira (15) para apresentar recursos, nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h. O procedimento deve ser feito na unidade onde o candidato concorre à vaga. Ainda segundo o Instituto, na próxima sexta-feira (19), a partir das 17h, será divulgado o gabarito definitivo do Vestibular.

O listão está previsto para ser divulgado no dia 26 deste mês e os selecionados deverão ingressar nos cursos no segundo semestre. Segurança do trabalho é a qualificação mais concorrida da seleção, com 29 feras por vaga. Já o curso técnico em mecânica aparece na segunda posição, com 22,4 concorrentes para cada oportunidade, e em seguida surge o técnico em eletrotécnica, com 21 candidatos por vaga. Todas essas capacitações são oferecidas na unidade da capital pernambucana.

Nesta edição, o IFPE oferece 2.062 vagas em cursos técnicos para quem possui ensino médio completo. As oportunidades estão distribuídas nas unidades de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. Além da livre concorrência, existem candidatos que disputam vagas através do sistema de cotas.

COMENTÁRIOS dos leitores