Compras em pequenos negócios ganham data oficial no Brasil

No dia 5 de outubro, sociedade brasileira poderá participar do Movimento Compre do Pequeno Negócio, promovido pelo Sebrae

por Nathan Santos qua, 05/08/2015 - 17:37
Líbia Florentino/LeiaJáImagens Superintendente do Sebrae, Oswaldo Ramos, destacou a importância dos pequenos negócios Líbia Florentino/LeiaJáImagens

A economia brasileira ganhou mais uma data de incentivo ao consumo. Assim como acontece em épocas comemorativas - como o Dia das Mães e o período natalino -, os pequenos empreendimentos, aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões anualmente, agora terão o dia 5 de outubro como data oficial do Movimento Compre do Pequeno Negócio. Iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a ação pretende estimular a população a consumir produtos e serviços oriundos das micro e pequenas empresas.

Saiba mais: Por que 5 de outubro? Esse foi o dia que se instituiu o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.

O Movimento foi lançado em Pernambuco nesta quarta-feira (5), na sede do Sebrae no bairro da Ilha do Retiro, no Recife. De hoje até 5 de outubro, a instituição colocará equipes nos bairros de todas as cidades pernambucanas e usará as principais mídias de comunicação para divulgar o Movimento. De acordo com o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Oswaldo Ramos, a ideia é que a sociedade entenda a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento e manutenção da renda dentro das próprias comunidades. “É a primeira experiência do Sebrae na massificação da importância dos pequenos negócios para a sociedade. A marca do Movimento não é do Sebrae, é da sociedade. Queremos mostrar a importância dos pequenos negócios nos aspectos sociais. Eles valorizam os bairros e valorizam também os bens dos próprios moradores”, declarou Ramos.

A ação acontecerá em quatro fases. A primeira já teve início e diz respeito à articulação do Sebrae junto a outras instituições. Segundo o superintendente, várias federações empresariais foram convidadas para aderir ao Movimento, entre eles a Fiepe e a Facepe. Só essa última já garantiu a participação de 2 mil empresas. A segunda etapa começou hoje com a divulgação da iniciativa, a partir da disseminação da imprensa e das inserções de vídeos e propagandas nos veículos e redes sociais. Já de 21 a 26 de setembro, como atividade integrante da terceira etapa, serão realizadas diversas capacitações que vão qualificar os empresários para receber os clientes. Por último, justamente no dia 5 de outubro, o Movimento pretende consolidar a data e despertar na sociedade a importância de adquirir produtos oriundos dos negócios pequenos.

Para a diretora técnica do Sebrae em Pernambuco, Ana Cláudia Dias, o envolvimento da sociedade como os pequenos negócios será essencial para a consolidação do Movimento. “O parente, familiar, morador ou o próprio cliente tem que olhar para o empresário como agente transformador. O dinheiro fica na comunidade e gera desenvolvimento. Nosso objetivo não é apenas que aconteça um impacto nas vendas, mas que a sociedade entenda a necessidade de se fortalecer a pequena empresa. Isso melhora a autoestima do empresário”, disse Ana Cláudia.

Segundo o Sebrae, ainda não existe uma estimativa de quanto será movimento, em termos financeiros, durante o Movimento Compre do Pequeno Negócio. Esse levantamento apenas será possível após a realização desta primeira edição, uma vez que a instituição já adiantou novas edições serão realizadas.

Um hotsite do Movimento já está disponível para que a população e os empreendedores conheçam mais a fundo como tudo vai funcionar. Na página virtual também será possível cadastrar as empresas para que os consumidores encontrem produtos e serviços. Entre as razões definidas pelo Sebrae para que o povo compre dos pequenos negócios estão “é perto da sua casa”, “é responsável por 52% dos empregos formais em todo o Brasil” e “o dinheiro fica nos eu bairro”.

Números

De acordo com dados do Sebrae, o Brasil conta atualmente com 10 milhões de micro e pequenas empresas, responsáveis por mais de 50% dos empregos formais em todo o País. A nível nacional, os pequenos negócios correspondem a 27% do PIB.

Em Pernambuco, o número de MEI e micro e pequenas empresas passam de 312 mil. Desse total, em torno de 180 mil são considerados pequenos negócios. Eles também correspondem a quase 99% do total de empresas do Estado.

COMENTÁRIOS dos leitores