Na contramão da crise, empresas investem em trainees

Recém-formados podem ingressar em diversas oportunidades. Estudantes também devem ficar antenados às vagas de estágio

por Camilla de Assis ter, 08/09/2015 - 15:09
Divulgação O momento de conseguir um emprego é difícil. Estágio e programas de trainee podem ajudar Divulgação

Com o período de fragilidade econômica, muitas empresas acabam optando por fazer uma redução no quadro de funcionários. Mas, ultimamente, muitos estudantes e recém-graduados estão percebendo a grande quantidade de vagas que estão surgindo para as funções de estagiário e trainee.

Um estagiário é contratado por um tempo determinado – que não pode ser inferior a seis meses – para exercer uma(s) determinada(s) função(ões). Já o trainee é um funcionário que passará por treinamento para que, posteriormente, ocupe um cargo de gerência dentro da companhia.

Os estudantes ou recém-formados que estão interessados em conseguir uma das oportunidades devem ficar atentos aos requisitos que o mercado de trabalho exige. Segundo a diretora da JBV Recursos Humanos, Vanci Magalhães, os candidatos são selecionados cada vez mais pela generalidade. “O mercado não está em busca de especialistas, mas sim de quem esteja aberto a fazer tudo, a sempre aprender”, explica Vanci. 

A especialista ainda diz que, durante uma seleção, os candidatos devem ficar atentos a todos os detalhes da empresa. “É importante que os selecionados pesquisem sobre a empresa antes da entrevista, entendam o segmento”, orienta 

O diretor da Honda South America, Ricardo Kitajima, afirma que independente do cenário econômico, a estratégia é atrair e preparar “a nova geração para atuar em um contexto competitivo e global de negócios, contribuindo para o crescimento da empresa”. Segundo a Honda, são procuradas pessoas com perfil dinâmico, inovador, com excelente habilidade de comunicação e raciocínio lógico, que saibam trabalhar em equipe, entre outras características. Os trainees ingressam com contrato de trabalho. Após a conclusão do programa, esses trainees podem seguir seu desenvolvimento na companhia. Já os estagiários possuem chances de efetivação, em vagas pontuais caso hajam, ou se, aprovados no processo seletivo, no programa de trainees.

Para quem pretende ingressar no mercado de trabalho, mas não tem tanto “jogo de cintura” para apresentar desempenho em seleções, outra forma de conseguir uma vaga de estágio, por exemplo, é por meio de processo seletivo público. A Petrobras pode ser uma boa opção. Segundo a estatal, o programa de estágio da empresa seleciona jovens que podem ser efetivados, mas por meio de novo certame. 

Quem já conseguiu experiência

O estudante de engenharia civil Thiago Santos está no sexto período do curso e já conseguiu um estágio em uma construtora. “Onde eu estagio, consigo aprender toda a prática que vejo no curso. Todos os cálculos, medições e outras coisas passaram a fazer mais sentido quando eu pude aplicá-los no dia a dia. Estou há pouco mais de um mês, mas já aprendi tanto que nem consigo mensurar”, conta o estudante. 

A estagiária de jornalismo Gabriela Barros está há quase uma no em um veículo de comunicação local e admite que o estágio é fundamental para aprender o dia a dia da profissão que escolheu. “No curso é muito mais fácil fazer as coisas, mas no dia a dia é que eu estou aprendendo como é a rotina do jornalista, do repórter. Se eu não estivesse nesta experiência, eu não teria certeza se o que estou fazendo é o que eu realmente gosto ou não”, explicou. 

LEIA TAMBÉM:

Confira as melhores oportunidades de estágio e trainee

L’Oréal inicia inscrições para Programa de Trainee 2015

COMENTÁRIOS dos leitores