Um mês para o Enem. E agora?

Com a data do grande dia para o Exame Nacional do Ensino Médio chegando, a ansiedade vem junto. Confira as dicas de professores e psicólogo para a reta final da preparação

por Camilla de Assis qui, 24/09/2015 - 10:33
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Um mês. Esse é o tempo que pode definir a trajetória de muitos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos dias 24 e 25 de outubro, concluintes do ensino médio, quem já possui essa escolaridade e ainda quem vai fazer apenas por experiência, passarão por uma maratona de dez horas de provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação.

Muitos alunos dedicaram grande parte de seu tempo durante todo o ano para estudar os conteúdos exigidos na programação do Exame. Agora, com a proximidade das provas, as dúvidas surgem: estudar mais o que não foi aprendido ou focar nas revisões do que já se sabe? Aproveitar mais o tempo relaxando ou mais foco na concentração?

Plataforma online permite que alunos estudem para o Enem

Feras podem usar aplicativos para corrigir redações

Para o professor de matemática Ricardo Berardo, do Conexão Vestibulares, o momento, agora, é de revisão e descanso. Segundo o professor, os estudantes devem ficar atentos aos conteúdos que já sabem, pois estes são os que devem ser revisados por meio de exercícios. Além disso, os feras também têm que dedicar o tempo livre ao lazer. “Eu costumo dizer que é 50% conhecimento e 50% psicológico. Em um mês não adianta tentar ‘pegar’ assunto novo. O aluno não pode ficar mais tenso, ou seja, não pode ‘pegar problema para si’. É ideal, agora, que ele faça atividades que lhe deem prazer e coma coisas saudáveis”, explica Berardo.

Cinema do Rio Mar terá aulão com foco no Enem

O professor de matemática Marconi Souza também sugere que os estudantes fiquem concentrados nas revisões daquilo que já foi aprendido. “Não adianta mais ver o que não se sabe. O momento é de focar naquilo eu se tem domínio e, com a proximidade dos dias do exame, ir diminuindo o ritmo”, complementa.

Já para o professor de biologia Fernando Beltrão, conhecido como Fernandinho, a primeira providência para esta reta final é manter a harmonia e “parar de falar de nota”. O professor explica que o momento é de tirar cinco horas ininterruptas, uma vez por semana, para realizar o máximo de questões possíveis. “O aluno tem que se preparar para a maratona física que é o Enem também. É importante que ele siga os passos semelhantes ao momento do Exame, como deixar o celular desligado”, sugere.

O professor ainda aconselhou que os alunos devem estudar até cerca de cinco dias antes da prova. “É importante, também, que os alunos não estudem assunto novo por conta própria. A fórmula é: assistir às aulas, fazer questões e manter o alto astral”, finaliza Fernandinho.

Confira as dicas dos professores Marconi Souza e Ricardo Berardo no vídeo:

Embed:

Psicológico

A preparação para um momento tão importante da vida do estudante deve ser trabalhada desde o primeiro ano do ensino médio. Essa é a ideia defendida pelo psicólogo, com especialidade em trabalhos com vestibulandos e concurseiros, Fernando Costa.

O profissional elencou três quesitos necessários na hora da preparação para o vestibular: primeiramente, o aluno deve assistir às aulas. As informações vão para a memória recente. Em seguida, o estudante deve sair da sala, voltar para casa e fazer os exercícios e as pesquisas. Essas tarefas farão o conteúdo passar para a memória de longo prazo. Depois disso, é necessário que o estudante tenha suas horas de sono de forma satisfatória, para que aquelas informações sejam realmente armazenadas.

Estude para o vestibular assistindo aos vídeos da série 'Vai cair no Enem'

“É importante que os alunos trabalhem o relaxamento, o autoconhecimento e, principalmente, a ansiedade. Essa última deve ser trabalhada respirando. O exercício a ser feito é o 4-8-4, em que o aluno vai inspirar, contando até quatro, segurar o ar por oito segundos e expirar, também contando até quatro. Isso oxigena o sangue e relaxa”, explicou Fernando Costa. O psicólogo também recomenda, um dia antes da prova, que os feras façam atividades de lazer como praticar esportes, caminhada e cinema. Mais informações sobre os grupos destinados a quem vai fazer vestibular e/ou concursos públicos podem ser obtidas pelos telefones (81) 99785-1827 e (81) 3038-2237.

Perto da grande hora

O estudante Marcus Vinícius Martins, de 19 anos, está prestando vestibular pela terceira vez para economia. O jovem confessou estar muito mais ansioso agora, com a proximidade da prova. “Apesar da ansiedade, o momento é de diminuir o ritmo de estudo, revisar e, nos fins de semana, relaxar”, diz. Já Laryssa Melo, de 18 anos, vai fazer o Enem pela segunda vez para tentar uma vaga no curso de medicina. “Eu já sou ansiosa naturalmente, então agora só aumenta. O cansaço já está muito grande, então agora é só revisar e relaxar”, comentou.

Diferentemente de Marcus Vinícius e Laryssa, a aluna Mirella Remigio, de 26 anos, está tranquila para a prova. Segundo a jovem, que já é formada em ciências sociais e relações internacionais, o momento também é de revisão e descanso. “Ainda bem que está chegando logo para acabar logo (risos). Não há o que mudar no que eu sei em um mês”, explica.

COMENTÁRIOS dos leitores