Grupo Ser Educacional vai aumentar programa de intercâmbio
Grupo foi considerado uma das 20 melhores instituições acadêmicas do país no setor de relações internacionais e recepção de alunos estrangeiros
O Grupo Ser Educacional foi selecionado para participar do Programa 100K Strong in the Americas (100 mil Unidos pelas Américas) por ter sido considerado uma das 20 melhores instituições acadêmicas do país no setor de relações internacionais e recepção de alunos estrangeiros. O programa é uma iniciativa da Presidência dos Estados Unidos e tem a chancela pessoal do presidente norte-americano, Barack Obama. O objetivo é alcançar, até 2020, a marca de 100 mil intercâmbios estudantis todos os anos entre os Estados Unidos e os países das Américas.
A embaixada americana, com apoio da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), escolheu as principais assessorias de universidades brasileiras para o envio da missão multiprofissional aos EUA. A partir do resultado, a delegação de universidades foi dividida em dois grupos pela embaixada e consulados americanos em São Paulo e Rio de Janeiro. O Grupo Ser foi líder do Grupo VIP e ficou responsável por visitar as principais universidades da Costa Leste americana, entre elas Harvard, MIT (Massachussetts Institute of Technology), Carnegie Mellon, Brigewater University, Northeast University e West Virginia University, com o intuito de apresentar à isntituição pernambucana as possibilidades de intercâmbios e firmar parcerias acadêmicas.
A delegação de universidades brasileiras foi recebida pela Agente de Programas do Bureau of Educational and Cultural Affairs, Jennifer Brown, e pela coordenadora do Projeto 100k Strong in the Americas, Maggie Hug. “No encontro foi discutida a relação bilateral entre os Estados Unidos e Brasil em projetos educacionais e as ações técnicas das universidades participantes do projeto no Departamento de Estado”, disse Adriana Ruspoli, Assessora de Relações Internacionais do Grupo, conforme informações da assessoria de imprensa.
Na embaixada do Brasil em Washington, a delegação foi recebida pelo embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, que discutiu os projetos de educação do Brasil, como Ciência Sem Fronteiras, e a rotina de trabalho dos consulados brasileiros com o aumento da demanda de estudantes brasileiros nos EUA por conta dos programas de intercâmbio. Atualmente, o Grupo Ser Educacional e universidades norte-americanas estudam possibilidades de parcerias para a realização de intercâmbios de verão, estágios não remunerados e de desenvolvimento de pesquisas comuns com a FIT/Unama, do Pará, e a UnG (Universidade Guarulhos), de São Paulo, ambas instituições do Grupo.
Atualmente, o Ser Educacional oferece vários programas de intercâmbio para seus estudantes através da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, das Faculdades Maurício de Nassau e Joaquim Nabuco, além da Unama – Universidade da Amazônia, FIT/Unama e UNG.
Com informações da assessoria