Público lota início do Congresso Multidisciplinar de Saúde

Promovido pela UNINASSAU, evento promete debater temas das áreas de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Odontologia, e Estética e Cosméticos

por Nathan Santos qui, 19/11/2015 - 22:16

Teatro lotado, alunos e profissionais com sede de conhecimento e muita troca de experiências. Assim foi aberto de forma oficial, na noite desta quinta-feira (19), o Congresso Multidisciplinar de Saúde, promovido pela UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau. Com a proposta de debater temas das áreas de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Odontologia, e Estética e Cosméticos, o evento está sendo realizado no Cento de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e segue com programação até o próximo sábado (21).

Com mais de 4 mil pessoas inscritas, o Congresso oferecerá diversas palestras e cursos para estudantes e profissionais vários estados do Brasil. O objetivo, além de incentivar a busca pelo conhecimento, é mostrar que as áreas da saúde trabalham em conjunto e uma depende da outra para oferecer aos pacientes os melhores tratamentos possíveis. Para o diretor executivo de pesquisas, eventos e congressos do Grupo Ser Educacional – mantenedor da UNINASSAU -, João Janguiê, o encontro proporciona uma vivência das profissões de saúde que sai da “mesmice” e destaca a importância de se entender técnicas e conhecimentos de outros segmentos. Sobre o grande número de participantes, o diretor fez menção ao desejo do público em se qualificar. “Se você não investir em educação, você não consegue se qualificar. Quanto maior o seu grau de conhecimento, melhor será o seu posto no mercado de trabalho. Um congresso multidisciplinar proporciona ao aluno e ao profissional o conhecimento de aspectos amplos das áreas de saúde”, frisou João Janguiê.

E justamente na busca por novos saberes estava Camila de França, estudante do terceiro período do curso de nutrição da UNINASSAU. De acordo com a aluna, o Congresso é uma forma de fortalecer seu lado profissional. “Acho que o evento é muito importante, principalmente para nós, que ainda somos estudantes. Como a gente tem a oportunidade de conhecer experiências de várias áreas da saúde, podemos entender melhor como cada uma delas funciona. Por exemplo, sem o médici o paciente não tem cura e sem nutricionista ele não se alimenta bem. Um precisa do outro”, disse a estudante. Géssica Maria Sousa, estudante de biomedicina da UNINASSAU que também participa do evento, apesar de querer ser aprovada em um concurso público, ela acredita que todo conhecimento é válido. “É muito bom conhecer outras áreas, principalmente quando se trata de cursos de saúde, que são graduações de extrema importância para tratar o povo”, opinou Géssica.

De acordo com a coordenadora acadêmica dos cursos de saúde da UNINASSAU, Dayana Ximenes, além de proporcionar troca de saberes entre os participantes, o Congresso também mostra um pouco da realidade do mercado de trabalho da área de saúde. Segundo ela, muitos cursos, como nutrição e farmácia, são essenciais para a sociedade e por isso não sofrem tanto os efeitos causados pela crise econômica que assola o Brasil. “Hoje a gente não enxerga a saúde entrando na crise. A biomedicina é essencial para os laboratórios. Além disso, quem precisa não pode deixar de tomar remédios e por isso o mercado necessita de farmacêuticos, entre outros exemplos. Sobre os conteúdos do Congresso, nossa intenção é mostrar que, de uma maneira interdisciplinar, o profissional de saúde não vive sozinho. Uma profissão depende da outra para cuidar dos pacientes”, disse a coordenadora.

Para incentivar os congressistas a criarem seus próprios negócios no ramo da saúde, o mestre e doutor em Direito, fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz, levou ao público alguns detalhes do que é ser empreendedor e contou parte de sua trajetória como idealizador e criador de negócios. Informando dados que salientam o quanto o povo brasileiro é empreendedor, Diniz deu conselhos aos participantes sobre como eles podem concretizar seus empreendimentos. “A gente constata que todos estão ansiosos em angariar conhecimento. Espero que vocês saiam mais fortalecidos e cientes do papel que vocês desempenham na sociedade. Os cursos de saúde são de extrema importância para o Brasil. E acredito que vocês também podem ser empreendedores vitoriosos. Eu me considero empreendedor. A minha vida inteira foi criar negócios. É preciso gerir e administrar seu empreendimento, além de superar desafios e adversidades”, disse Janguiê Diniz.

Além de Janguiê Diniz, diversas autoridades e profissionais de saúde participaram da solenidade de abertura do Congresso. As inscrições para o evento foram esgotadas. Veja a seguir o detalhamento das atividades oferecidas:     

O VI Simpósio Nacional de Biomedicina terá como tema “Diagnósticos Precisos das Doenças do Mundo Contemporâneo”. O evento falará sobre temas bastante atuais, entre eles a doença celíaca, que será abordada pelo doutor Fabrício Andrade Martins. Uma das ações é a mesa-redonda, na sexta-feira (20), que falará sobre visões e perspectivas do mercado de trabalho do biomédico no Brasil.

“Empoderamento no Cuidado da Pessoa Humana nas Interfaces da Enfermagem” é o tema do VII CongressoNacional de Enfermagem. Vários subtemas serão discutidos, entre eles o papel do enfermeiro na Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - 192) e os direitos reivindicados por meio de mobilizações.

“Fisioterapia Baseada em Evidências” é o que estará em pauta no IX Congresso Nacional de Fisioterapia. Os focos desta edição do evento serão em reabilitação de pacientes oncológicos, fisioterapia ocular ou ortóptica, dor lombar e lesões do ligamento cruzado anterior (LCA). Entre os palestrantes convidados estão o doutor Filipe Abdalla dos Reis e a doutora Renata Rêgo Lima.

“A Nutrição: Novas Perspectivas para a Promoção de Saúde” é o tema que permeia as discussões no VICongresso de Nutrição. Os alimentos funcionais são alguns dos destaques na programação. Entre as palestrantes convidadas, estão as doutoras Celiane Maia e Izabel Oliveira. Já VI Congresso de Psicologia abordará a “Saúde Mental, Social e Pública: Interlocuções Psicológicas”, com a presença das doutoras Hygia Franklin e Josélia Quintas.

Os desafios e as perspectivas da assistência farmacêutica serão discutidos no VI Congresso de Farmácia. Os palestrantes apresentarão os mais variados temas, bem como A atuação do farmacêutico na oncologia e a Assistência farmacêutica no SUS: cenários, estruturação e perspectivas. Os doutores Mauro Silveira de Castro  e Divaldo Pereira de Lyra Júnior são dois dos palestrantes convidados.

Os desafios da odontologia contemporânea é o congresso voltado para profissionais e estudantes da área. O evento irá abordar vários temas ligados à carreira, tais como os novos paradigmas da dentística e as soluções clínicas para reestruturação estética de sorrisos.

Com “Foco na Estética no Mundo Contemporâneo: O Que Há de Novo?”, o I Simpósio de Estética e Cosmético estreia no Congresso Multidisciplinar de Saúde. Os especialistas vão discutir sobre ‘Protocolos de rejuvenescimento facial’, ‘A técnica de airbrush’, ‘Empreendedorismo em Estética’, ‘Estética íntima’, ‘Microagulhamento’, entre outros temas.

SERVIÇO:

Congresso Multidisciplinar de Saúde 

Data: 19 a 21 de novembro

Local: Centro de Convenções- Olinda 

 

  

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores