Seminário debate a importância das bibliotecas públicas

Realizado pela Editora Cuzbac, 'Seminário Biblioteca nas Escolas: da leitura na escola para uma vida de leitura' reúne profissionais da área de todo o Brasil para debater o valor destes equipamentos

por Paula Brasileiro qua, 24/02/2016 - 13:01

O Brasil tem uma lei - a 12244/10 - que prega que, até 2020, todas as escolas do país deverão ter sua biblioteca. Mas, apesar de já ter sido sancionada há cerca de seis anos, atualmente apenas 36% das instituições de ensino brasileiras - tanto públicas quanto particulares - dispõem deste tipo de equipamento. Para discutir estes números e a importância de se criar uma cultura para a valorização das bibliotecas, a Editora Cuzbac, com patrocínio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), promove o Seminário Biblioteca nas Escolas: da leitura na escola para uma vida de leitura.

Profissionais da área editorial de diversos lugares se reunirão, no dia 10 de março, na Livraria Cultura do Shopping RioMar, para colocar a temática em pauta. O acesso é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do site da Cuzbac. Na manhã desta quarta (24), a idealizadora do evento - a diretora da Cuzbac, Deborah Echeverria - e o presidente da Cepe, Ricardo Leitão, falaram em coletiva de imprensa sobre os detalhes do Seminário.

Serão três mesas redondas que abordarão temas como: Lei 12.244/10 da universalização das bibliotecas escolares: caminhos possíveis; Aquisição pública de livros: visão do processo e Setor do livro, leitura, literatura e bibliotecas: dificuldades e oportunidades. Segundo Deborah, o objetivo do evento é estimular a criação de uma cultura de valorização às bibliotecas e, consequentemente, promover a formação de um público leitor.

"Esta não é uma tarefa só do poder público, a sociedade também tem parte nisso. A ideia é sensibilizar a sociedade e os gestores de educação", justificou. O presidente da Cepe, Ricardo Leitão, endossou a fala da diretora: "Um projeto como este é inovador, pela primeira vez vamos discutir este assunto. Num contexto como o nosso, de pobreza e dificuldades, as bibliotecas são, com certeza, um berçário para a formação de leitores".

Entre os convidados estarão José Castilho, Secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL - Minc/MEC); Renata Jatobá, gerente geral de Planejamento e Monitoramento pedagógico da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife; Érica Verçosa, Assessora pedagógica do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A; José Luiz Goldfarb, professor da PUC-SP e coordenador de projetos de incentivo à leitura e Roberto Azoubel, Assessor Técnico da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC), entre outros. A escolha dos participantes foi feita pensando num intercâmbio de experiências e informações: "A ideia foi misturar agentes locais e de fora para que pudessem trazer conhecimentos para somar e trocar", disse Deborah. O Secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amâncio, também estará presente na abertura do seminário. 

Serviço

Seminário Biblioteca nas Escolas: da leitura na escola para uma vida de leitura

10 de março | 9h30

Teatro Eva Herz - Livraria Cultura no RioMar Shopping (Av. república do Líbano, 251- Pina)

Gratuito

 

LeiaJá também

--> Bibliotecas públicas: resistência ao tempo e dificuldades

COMENTÁRIOS dos leitores