Programa Ganhe o Mundo envia alunos para estudar no Canadá
Através do programa, 171 alunos farão intercâmbio de seis meses no país norte-americano. Dentro do grupo, dez alunos estudarão música
Pela primeira vez através do Programa Ganhe o Mundo (PGM), alunos pernambucanos foram enviados para fora do país estudar música. Hoje, um grupo de dez alunos da rede pública de ensino embarcou rumo à província de Manitoba, no Canadá. Esse grupo faz parte do PGM Musical, uma das modalidades do programa de intercâmbio do governo do Estado que, em uma parceria entre o governo e o Conservatório Pernambucano de Música (CPM), existe a fim de desenvolver artisticamente os estudantes.
No destino final, os alunos terão um semestre de estudos na Brandon University, onde receberão treinamento prático de instrumentos musicais ou de canto, de acordo com a categoria em que foram selecionados. Os alunos desta modalidade são dos municípios de São José do Egito, Afogados, Ipubi, Taquaritinga do Norte, Paulista, Ipojuca, Palmares e Recife.
O embarque desta manhã foi acompanhado pelo governador do Estado, Paulo Câmara. De acordo com o governador, a oportunidade oferecida pela nova modalidade do programa é uma experiência de grande importância na vida dos alunos. “Ampliamos os horizontes e possibilitamos o aperfeiçoamento de outras áreas de atuação desses jovens no mercado de trabalho”, aponta. Também esteve presente no embarque o secretário de Educação, Frederico Amâncio.
Durante o dia, haverá embarques de quatro grupos de selecionados do Programa Ganhe o Mundo e o PGM Musical. Ao todo 171 jovens de todo o estado seguem para estudar durante um semestre letivo no país norte-americano, dentro da modalidade High School, a mais próxima do nível Ensino Médio brasileiro.
O Programa
Criado em 2012, o Programa Ganhe o Mundo e tem por objetivo incentivar estudantes de escolas públicas a aprender um segundo idioma, além de proporcionar a oportunidade de vivência internacional em países de língua inglesa e espanhola. Além do intercâmbio, os alunos têm direito a passagens aéreas, acomodação, refeições, seguro saúde e uma bolsa mensal.
Além da modalidade musical, o PGM também conta com uma modalidade esportiva, que enviou vinte alunos atletas ao Canadá em 2016 para oito semanas de aulas e treinamentos de judô, atletismo, ciclismo, remo, tênis de mesa, badminton e natação.
LeiaJá também
--> Programa Ganhe o Mundo embarca estudantes para intercâmbio