Professores da UFPE entram em estado de greve

Segundo a Adufepe, reunião que pode concretizar uma paralisação geral já deve ocorrer em outubro

por Nathan Santos qui, 22/09/2016 - 14:12
Reprodução/Site da Adufepe Categoria promove assembleias na sede da Adufepe Reprodução/Site da Adufepe

Depois de uma assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (22) no Recife, os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiram entrar em estado de greve. Dessa forma, a categoria agilizou os passos para uma paralisação geral e por tempo indeterminado, que pode ser concretizada já em outubro.

Em entrevista ao LeiaJá, o presidente da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), Augusto Barreto, informou que cerca de 100 professores participaram do encontro de hoje. Segundo o educador, a votação pelo estado de greve foi quase que unânime. “Nós temos várias pautas de reivindicações, mas as principais são contra o projeto de lei que privatiza a universidade pública, descaracterizando o ensino público e também somos contra a PEC 241 e a PL 257”, comentou Barreto.

O presidente da Adufepe também deixou claro que a diretoria da associação foi contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Foi um golpe! Não reconhecemos esse atual governo”, declarou o professor.

No dia 29 deste mês, a categoria se reunirá novamente na sede da Adufepe, no Recife. Na ocasião, os professores poderão votar pelo indicativo de greve e, em outubro, poderá ocorrer mais uma assembleia para decidir a greve em si. Para que ela aconteça, pelo menos 10% dos associados à Adufepe deverão participar da reunião. Atualmente, a Associação conta com 2.500 professores. 

COMENTÁRIOS dos leitores