MPT vai investigar anúncio seletivo da Rose Beltrão

Casa de eventos é acusada de usar critérios discriminatórios. 'Morar na ZN em bairros não populares' e ter 'bom nível socioeconômico' são alguns dos critérios

por Nathan Santos ter, 21/02/2017 - 15:20

Depois da seleção realizada pela casa de eventos Rose Beltrão, em que os critérios seletivos foram acusados de preconceituosos, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco anunciou que instaurou procedimento investigatório. De acordo com o órgão, o objetivo é apurar de forma devida as denúncias.

Conforme apurou o LeiaJá nessa segunda-feira (20), a empresa publicou um anúncio de processo seletivo para a função de supervisora comercial. Entre os critérios estavam as seguintes informações: “Mulher entre 30 e 40 anos de idade; formada em marketing, vendas ou administração; bom nível socioeconômico que permita frequentar bares, restaurantes, eventos voltados à classe alta ou média alta; Morar na ZN (Zona Norte) em bairros não populares; disposição para fazer o próprio salário”.

Segundo o MPT, a instauração ocorreu na manhã desta terça-feira (21), pela procuradora titular da Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Melícia Carvalho. “Após instaurado, o procedimento deverá ser distribuído a um dos membros do MPT, para que analise o caso e tome as providências legais cabíveis”, informou o Ministério, conforme informações da assessoria de imprensa.

O MPT alerta que as empresas não podem usar critérios discriminatórios, como exemplo sexo, idade e condição social, durante os processos de contratação de novos funcionários. A utilização discriminatória fere a dignidade da pessoa humana e da isonomia, além de contrariar dispositivos legais.

Por meio de nota, a casa de eventos Rose Beltrão alegou que a postagem foi um equívoco de comunicação. Veja o posicionamento da empresa: “A equipe Rose Beltrão Recepções gostaria de vir a público pedir desculpas pelo equívoco na comunicação sobre nossa vaga comercial. A publicação não reflete nossa filosofia de trabalho e nem o nosso compromisso com nossos clientes. Lamentamos sinceramente pela forma que foi abordado o texto. Estamos no mercado de festas a mais de 30 anos, sempre com o respeito de nossos clientes, colaboradores e fornecedores. Justamente por este respeito, mais uma vez, lamentamos o equívoco e agradecemos a compreensão. Equipe Rose Beltrão Recepções”.   

COMENTÁRIOS dos leitores