Polícia Civil terá novo teste psicotécnico, diz SDS

Secretaria aceitou a recomendação do MPPE que pedia o cancelamento da avaliação psicológica do concurso

por Nathan Santos seg, 13/03/2017 - 14:11
Pixabay Teste deverá ter nova data anunciada em breve Pixabay

Apesar do ato dos aprovados no concurso público da Polícia Civil de Pernambuco, em repúdio à recomendação do Ministério Público (MPPE) que pede o cancelamento do teste psicotécnico, a suspensão deve mesmo ser concretizada. A Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado confirmou ao LeiaJá, nesta segunda-feira (13), que atenderá à recomendação.

De acordo com o MPPE, foram identificadas denúncias de candidatos acerca de supostas irregularidades, tais como cadernos de exames já preenchidos com as respostas das questões na sala de avaliação, o que motivou a instauração de inquérito civil. “Nas considerações da recomendação, a 25ª promotora de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, com atuação na Defesa do patrimônio Público, Andréa Fernandes Nunes Padilha, citou que o Cebraspe (organizador da seleção) se manifestou em ofício sobre o ocorrido e admitiu que verificou que, das 76 salas onde foram aplicados os testes da avaliação psicológica, houve o registro da ocorrência de cadernos riscados, marcados ou rasurados em seis salas. Apurou-se, ainda, que houve o registro de mais de cinco cadernos de provas riscados, marcados ou rasurados em cada uma dessas seis salas”, informou o MPPE, por meio da sua assessoria de imprensa.

Segundo a SDS, um novo exame será realizado entre os selecionados nas demais fases do processo seletivo e, posteriormente, será divulgado um novo cronograma. Confira a nota a seguir:

A Secretaria de Defesa Social informa que atenderá à recomendação da Promotoria Justiça de Defesa da Cidadania da Capital e será realizado um novo teste psicotécnico para os candidatos aprovados nas demais etapas do concurso das polícias Civil e Científica. Na próxima quinta-feira, secretarias de Defesa Social e de Administração e a Procuradoria Geral do Estado farão uma reunião com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), realizador do certame, para definir um cronograma para essa etapa, com a garantia de agilidade, lisura, transparência e publicidade ao processo seletivo.

O exame psicológico foi realizado em outubro do ano passado. O certame da Polícia Civil ofereceu mais de 900 vagas distribuídas entre os cargos de agente, delegado e escrivão.

Com informações de Lara Tôrres 

COMENTÁRIOS dos leitores