Governo promete duas escolas técnicas no interior de PE
Equipamentos serão construídos nos municípios de Petrolina e Cabrobó
Mesmo em processo de licitação, o Governo de Pernambuco anunciou nesta sexta-feira (14) o investimento de R$ 26 milhões na construção de duas Escolhas Técnicas Estaduais (ETE). As unidades, que serão instaladas nos municípios de Cabrobó e Petrolina, fazem parte de uma ação da gestão que tem por objetivo promover o crescimento da educação no Sertão do São Francisco.
"Pernambuco tinha seis escolas técnicas em 2007, e hoje já temos 37 ETEs funcionando nas diversas regiões do nosso Estado. Temos quatro em construção e mais duas em processo licitatório. Inclusive, a de Cabrobó. Hoje, também, assinamos o termo de doação do terreno para a construção de uma unidade aqui, em Petrolina", destacou o Governado de Pernambuco, Paulo Câmara.
A ETE de Petrolina será construída no bairro de Pedra Linda, em uma área de 22 mil m². O secretário estadual de Educação, João Charamba, explicou que o processo licitatório da unidade está previsto para este segundo semestre e a ordem de serviço deverá ser autorizada no início de 2018. "Nós já iniciamos as tratativas com o Ministério da Educação e com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a liberação de parte dos recursos e para que possamos iniciar, o mais breve possível, a construção das unidades", explicou. Do valor total a ser investido, 60% serão repassados pelo Governo Federal e 40% pelo Estado.
Segundo o Governo do Estado, a licitação para a implantação da ETE de Cabrobó já está em fase de finalização e a ordem de serviço deve ser dada em um prazo de 90 dias. A estrutura vai atender, inicialmente, 720 alunos, podendo chegar a até 1.200. O espaço contará com salas de aula, secretaria, arquivo, almoxarifado, hall de acesso, diretoria, coordenação, banheiros, biblioteca, sala dos professores, laboratórios de informática, ciências, física/matemática, cozinha, despensa, recreio coberto/refeitório e quadra coberta com vestiário.
Com a inclusão das duas novas escolas, o Estado passará a contar agora com 39 unidades técnicas em funcionamento. A expectativa do Governo é de que até o final de 2018, Pernambuco possua 40 ETEs.
LeiaJá também