Pesquisa revela crescimento na pós-graduação brasileira

Segundo a Capes, Brasil conta com mais de 4 mil programas de pós-graduação

por Nathan Santos qua, 20/09/2017 - 10:57
Pixabay Mestrados profissionais apresentaram crescimento Pixabay

Estudo divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aponta crescimento na quantidade de cursos de pós-graduação. Nos últimos quatro anos, houve um aumento de 25% em programas, que passaram de 3.337 para 4.175 entre 2013 e 2016. Os dados foram anunciados nesta quarta-feira (20).

Segundo o Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG), o mestrado profissional teve um aumento de 77% em seus cursos, enquanto que o acadêmico e o doutorado evoluíram 17% e 23%, respectivamente. Todos os percentuais correspondem aos últimos quatro anos.

De todos os programas oferecidos pelo SNPG, 1.270 são direcionados a mestrado acadêmico, 703 são profissionais e 74 programadas dispõem de curso de doutorado. Os demais programas estão distribuídos entre especializações.

“A primeira fase da avaliação foi concluída em agosto, após cerca de 40 dias de trabalho das comissões de especialistas, distribuídas em 49 áreas de avaliação. Foram analisados programas com, pelo menos, um ano de funcionamento. As comissões utilizam como base para a avaliação as informações fornecidas de forma contínua pelos programas durante o período avaliado, por meio da Plataforma Sucupira. Os critérios de avaliação consideram cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social”, informou a Capes por meio do seu site. Confira mais detalhes da pesquisa.

COMENTÁRIOS dos leitores