Círculo de Saberes discute as narrativas da Amazônia

Projeto Narramazônia, parceria da Universidade da Amazônia (Unama) com a Universidade Federal do Pará (UFPA), terá programação gratuita, nos dias 29 e 30 de maio, no Sesc Boulevard, em Belém

ter, 22/05/2018 - 09:38
Divulgação Encontro vai reunir estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e demais interessados Divulgação

Será realizado nos dias 29 e 30 de maio o I Círculo de Saberes do Narramazônia. O objetivo é reunir, durante dois dias, estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e demais interessados em discutir e refletir sobre a construção de narrativas sobre e da Amazônia. O evento prevê conferência, mesas-redondas, rodas de conversa, performances e programação cultural.

Os pesquisadores do Narramazônia (Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense) consideram que as narrativas literária e imagética são formas de expressão e comunicação na contemporaneidade. "São modos de narrar que ressignficam as interações e as relações em sociedade. Essas interpretações e representações, ao serem difundidas em determinada cultura, se transformam e se modificam, interferindo, de certo modo, no olhar que os sujeitos têm de si e do mundo em que vivem", informa o release de divulgação do projeto.

O evento é resultado dos debates e reflexões empreendidos em dois anos de existência do grupo de pesquisa e de estudos. O Narramazônia é fruto de uma parceria entre Universidade Federal do Pará - UFPA (Faculdade de Comunicação e Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia - FACOM/PPGCOM) e Universidade da Amazônia - Unama (Programa de Pós-Graduação Comunicação, Linguagens e Cultura - PPGCLC). Os professores responsáveis pelo grupo são o professor dr. Paulo Nunes (PPGCLC/Unama), a prof. dra. Alda Costa (FACO/PPGCOM/UFPA) e a profa. dra. Vânia Torres Costa (FACOM/UFPA). 

 O Círculo de Saberes é uma realização da Unama e UFPA, com apoio do SESC Boulevard. Será realizado no SESC Boulevard ( Av. Boulevard Castilhos França, 522/523 - Campina, Belém - PA, 66010-020). As inscrições serão feitas no local, no dia 29 de maio, a partir das 8 horas, gratuitas e com direito a certificado de participação.

 Programação

 29 de maio - terça

8h – Credenciamento e inscrição gratuita

 9h – Mesa de abertura 

 9:30h – Homenagem à Professora Socorro Simões (IFNOPAP/UFPA)

 10 às 12h – Conferência de abertura: “Amazônia, rios de saberes” - Palestrante Profa. Dra. Rosa Acevedo Marín (UFPA)

  Local: Auditório do Sesc Boulevard

  12h – Encerramento

 14h00 – Roda de conversa: Academia do Peixe Frito: literatura e negritude na Amazônia – Prof. Dra. Marinilce Oliveira Coelho (UFPA), Prof. Me. Carla Pereira Soares (doutoranda/PPGCLC) e Marília Menezes (poeta e filha de Bruno de Menezes). Mediador: Prof. Me. Marcos Valério Reis (Doutorando PPGCLC/UNAMA)

Local: Hall do Sesc Boulevard

 16h00 – Mesa de Debate: “Amazônia Cultural: narrativas imagético-visuais”. Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho (PPGCOM/UFPA), Prof. Dr. Manoel Ribeiro de Moraes Júnior (PPGCR/UEPA). Mediadora Profa. Dra. Alda Cristina Costa (PPGCOM/UFPA)

Local: Auditório do Sesc Boulevard

 18:30 – Programação Cultural: Show musical com Lídia Rodarte

Local: Hall do Sesc Boulevard

 30 de maio - quarta-feira

09 h – Mesa de Debate: “Narrativas da literatura contemporânea no Pará”. Escritores Salomão Laredo, Alfredo Garcia e Edyr Augusto Proença. Mediador: Prof. Dr. Paulo Nunes (PPGCLC/UNAMA)

Local: Auditório do Sesc Boulevard

 11h – Roda de conversa: “Narramazônia em caleidoscópio: dois anos de história” – Profa. Dra. Vânia Torres Costa (FACOM/UFPA), mestrando Sergio Ferreira Junior (PPGCOM/UFPA); graduanda Denise Salomão (Facom/UFPA); mestranda Alcione Nascimento (PPGCLC/UNAMA).

Local: Hall do Sesc Boulevard

 12h – Programação Cultural: Performance ‘Narrares’- Grupo Performance Poética (UNAMA)

13h – Encerramento.

 Mais informações: Dáleth Oliveira (988894178) e Wallace Júnior (991991181) – bolsistas do Grupo de Pesquisa Narramazônia.

Da Redação do LeiaJá Pará.

COMENTÁRIOS dos leitores