Sisu: candidatos relatam lentidão no site para inscrição
Primeiros minutos de sistema aberto foram marcados por lentidão na página do Sistema de Seleção Unificada
Menos de 10 minutos após a abertura do site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para inscrições, alunos de todo o Brasil passaram a se queixar da lentidão e do "congestionamento" para acessar a plataforma. O volume de estudantes na expectativa para ver as notas de corte em instituições públicas já era grande na segunda-feira, com movimentação nas redes sociais.
A dica que deve ser seguida pelos feras neste momento é a mesma dada pelo Inep no dia da liberação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio: limpar o cachê do navegador, que pode ter ficado sobrecarregado com todas as atualizações para dar aquela "conferida" antes da meia noite.
Aqueles que não conseguirem se inscrever no site o Sisu não devem se preocupar: as inscrições seguirão abertas até a sexta-feira (25) e as notas de corte serão atualizadas diariamente.
No processo de inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso, que podem ser alteradas durante todo o período de candidaturas. São aprovados os candidatos com as maiores notas, observando as média e pesos de cada curso.
Entre as vagas, há oportunidades reservadas no sistema de cotas. Para participar, o interessado deve atender os pré-requisitos de cada uma das ações afirmativas. Uma das maiores dúvidas em relação a este processo seletivo é como a média é formada. O resultado do Sisu pode variar de acordo com cada IES, pois, em algumas delas, os pesos atribuídos a cada curso variam.
O MEC divulgou na segunda-feira (21) um sistema que calcula a média do Sisu. Para acessá-lo, o interessado deve clicar aqui. O resultado da primeira chamada do Sisu pode ser conferido a partir do dia 28. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.