UFPA derruba liminar e divulga listão de calouros 2019

Resultado está nas ruas. Desembargador federal acatou recurso da instituição contra embargo.

ter, 29/01/2019 - 10:58

A festa dos calouros está nas ruas. A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou na manhã desta terça-feira (29), no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus do Guamá, em Belém, o listão do Processo Seletivo 2019 (PS 2019). Foram ofertadas 7.295 vagas em 132 cursos distribuídos em 21 cidades paraenses onde a universidade possui campi ou convênios com prefeituras. Confira o listão completo da UFPA aqui.

Todas as vagas foram disponibilizadas pelo PS 2019, já que a UFPA não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SISU). Exatos 88.376 candidatos participaram da seleção e aguardavam o listão.

No dia 21 de janeiro, a Justiça Federal proibiu, em decisão liminar, o fracionamento de vagas ofertadas por semestre, conforme pedido em ação ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF). Com isso, a UFPA foi impedida de divulgar o resultado do PS 2019. Com o fracionamento, cada estudante escolhe, no ato da inscrição, uma das turmas disponíveis.

Para o MPF, os candidatos podem ser excluídos diante da escolha de uma turma mais concorrida. Na segunda turma, por esse entendimento, outros podem ser aprovados com notas inferiores.

Na segunda-feira (28), o desembargador federal Daniel Paes Ribeiro acatou recurso da UFPA e suspendeu a liminar que impedia a divulgação do resultado do PS 2019. Em sua decisão, o magistrado afirma a legalidade do edital 05/2018 e autorizou a UFPA  a publicar o resultado.

O reitor Emanuel Tourinho defendeu a publicação do resultado. "Nós não poderíamos aceitar outra decisão, especialmente a que vinha sendo postulada agora, porque ela mudava a regra do concurso depois de encerrado o processo seletivo. Não houve embargo administrativo, embargo judicial na época em que o edital foi publicado e o processo todo transcorreu respeitando o edital. Nós conseguimos, na obrigação de defender o interesse dos 90 mil candidatos que se inscreveram no nosso processo, o reconhecimento de que o nosso edital de seleção está íntegro no ponto de vista da sua legalidade", assinalou. 

Uma caloura, em especial, tem motivos de sobra para comemorar. A estudante Eunice de Oliveira Costa, 24 anos, uma das 55 candidatas nota 1000 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), passou em Medicina. 

Da Redação do LeiaJá Pará.

LeiaJá também:

"Tem que escrever, escrever muito", diz aluna nota 1000

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores