Conheça as vantagens de ser treineiro no Enem

Os treineiros são os participantes que realizam a prova para autoavaliação de conhecimentos

ter, 26/03/2019 - 15:23
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem data marcada e milhões de estudantes em todo o país estão se preparando em cursinhos pré-vestibulares ou estudos em casa. Afinal, o Enem é fundamental para a inserção do aluno em uma instituição superior pública ou privada. Mas há aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano e que, portanto, nem precisariam fazer a prova, mas que optam por participar como forma de treinamento.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os treineiros são os “participantes que concluirão o ensino médio após o ano letivo de 2019 ou que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio”.

Isabela Lima, de 16 anos, está no segundo ano do ensino médio na Escola de Referência em Ensino Médio - Ginásio Pernambucano, localizada no Recife, na qual estuda em horário integral. Em 2020, ela fará o Enem a fim de cursar psicologia ou nutrição. Mas este ano, Isabela vai realizar a prova para ganhar experiência. “Além da curiosidade que tenho em saber como é a prova, quero me organizar para o próximo Enem, já que será a prova decisiva para mim”, comentou.

Desde o ano passado, a escola de Isabela vem preparando os alunos com assuntos atuais e muita prática em redação. Contudo, Isabela a jovem também quer fazer um cursinho pré-vestibular para ajudar no seu desempenho.

A estudante Estefanny Machado, de 17 anos, está no terceiro ano. Ela quer ingressar em medicina e está estudando desde 2018. Nos primeiros dois anos do ensino médio, ela fez a prova como treineira e acredita que a experiência vai ajudá-la no Exame este ano. “A partir das outras provas que fiz, eu consegui ter uma noção maior de como é a prova e de quanto eu tenho que me preparar fisicamente e psicologicamente”, disse a estudante.

A professora de redação e português Mari Pestana reforça que é válido o aluno encarar o Enem como treineiro, pois ele tem a possibilidade de se planejar, conhecendo a dinâmica da prova, além de ir trabalhando o lado psicológico. “É natural que o aluno sinta-se nervoso nos dois dias da prova. Afinal, o Enem é determinante para o futuro acadêmico do estudante. O aluno que escolhe fazer antes tem mais tempo para trabalhar o lado emocional que é o mais importante. Não adianta o aluno passar meses estudando e no dia do Exame ter uma crise de ansiedade”, destacou a educadora.

Felipe Rodrigues, professor de redação, diz que o treineiro terá a vantagem de poder se adaptar à prova para o ano que vem “O Enem deste ano terá algumas pequenas mudanças, conforme anunciadas no edital. Então, para o treineiro vai ser bom, porque ele já vai se adequando ao tipo de prova, tempo da prova e sobre as responsabilidades que o Enem traz”.

As regras e a estrutura da prova são as mesmas para todos os candidatos, exceto a divulgação do resultado: para os alunos treineiros, as notas saem 60 dias após a divulgação dos resultados dos demais candidatos.

As inscrições vão de 6 a 17 de maio e a taxa de inscrição é R$ 85,00. A isenção do valor é válida somente em alguns casos, no ato da inscrição.

Por Francine Nascimento

COMENTÁRIOS dos leitores