IFPE prorroga inscrições para o vestibular 2019.2

Agora, os candidatos podem se inscrever até 13 de junho

sex, 07/06/2019 - 20:14
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Provas serão aplicadas em 30 de junho Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) prorrogou, nesta sexta-feira (7), as inscrições para o vestibular referente ao segundo semestre. Agora, os candidatos podem se inscrever até 13 de junho, pela site do da Comissão de Vestibulares e Concursos do instituto.

No momento da inscrição, é necessário preencher formulário online e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento no Banco do Brasil. A taxa de inscrição é no valor de R$ 30 (cursos técnicos) e R$ 55 (cursos superiores).

Neste ano, a novidade do vestibular é que o percentual de vagas destinadas a estudantes da rede pública de ensino aumentou para 60%. Bem como nos anos anteriores, essas vagas serão subdivididas entre os que têm renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e os que têm renda superior a essa faixa. Há ainda uma subdivisão por etnia, entre os candidatos que se autodeclaram como pretos, pardos ou indígenas e também entre pessoas com algum tipo de deficiência. Nos cursos de vocação agrícola, permanece a reserva de 25% das vagas de ampla concorrência para moradores da zona rural ou filhos de agricultores.

Além da ampliação das vagas destinadas a cotistas, três novos cursos agrícolas foram ofertados. O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas será oferecido nos campi Garanhuns e Paulista. Já o Campus Ipojuca ganhará curso de Engenharia Mecânica e o Campus Belo Jardim passa a oferecer o curso de Engenharia de Software.

As provas serão realizadas no dia 30 de junho. Candidatos aos cursos técnicos serão submetidos a 30 questões de múltipla escolha. Quem vai concorrer a uma das vagas dos cursos superiores fará uma prova com 50 questões de múltipla escolha, além de redação. Os exames terão início às 9h e terão duração de três horas, para os cursos técnicos, e de quatro horas para os cursos superiores. A divulgação do listão com os nomes dos aprovados está prevista para dia 15 de julho de 2019.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Cvest pelo telefone (81) 2125-1724 ou pelo e-mail vestibular@ifpe.edu.br.

COMENTÁRIOS dos leitores