Versão internacional do Encceja divulga datas e regras

Inscrições começam no dia 24 de junho e provas serão aplicadas em 12 países

por Ítallo Olimpio qua, 12/06/2019 - 14:42
Pixabay/Creative Commons Pixabay/Creative Commons

Nesta quarta-feira (12), foi publicado, no Diário Oficial da União, o edital da versão internacional do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), focado em brasileiros que residem no exterior e não concluiram o ensino fundamental ou médio.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo certame, as provas serão aplicadas no dia 15 de setembro em 18 cidades de 12 países: Bruxelas, na Bélgica, Barcelona e Madri, na Espanha, Boston, Houston, Nova York e Miami, nos Estados Unidos, Paris, na França, Caiena, capital da Guiana Francesa, Amsterdã, na Holanda, Roma, na Itália, Nagoia, Hamamatsu e Tóquio, no Japão, Lisboa, capital portuguesa, Londres, no Reino Unido, Genebra, na Suíça e Paramaribo, no Suriname.

O Encceja é um exame para jovens e adultos que não tiveram chances de concluir os estudos na idade adequada possam obter um diploma. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, do dia 24 de junho a 5 de julho, pela internet, no Sistema Encceja Exterior.

O certame é composto por uma redação e quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões. Para obter diploma do ensino fundamental o participante deverá responder questões nas áreas de ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, além de história e geografia. Para o diploma do ensino médio, as áreas avaliadas seguem modelo parecido com o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O participante pode conferir os endereços dos locais de prova e outras informações referentes ao exame no edital do Encceja.

COMENTÁRIOS dos leitores