Enem: conhecer edital é essencial para garantir aprovação

As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro

por Paula Melo sex, 09/08/2019 - 18:06

O estudante que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisa estar afiado no conteúdo, mas não pode esquecer de algo importante: ler o edital. Não adianta estar com as matérias em dia e atrasar na chegada ao local de aplicação, por exemplo. Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, das 13h às 18h no primeiro dia, e das 13h às 18h30 no segundo domingo. O fechamento dos portões será ao meio dia.

O candidato também não pode deixar o celular ligado, dentro do envelope porta-objetos. Se o telefone ou o alarme tocar, é eliminação na certa. O candidato que quebra as regras pode ser eliminado antes mesmo de conseguir fazer a prova.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão federal responsável pela realização do Exame, são 23 atitudes que podem eliminar o candidato. Veja algumas delas:

Não pode deixar o telefone ligado. Se tocar, é eliminação na certa.

O candidato não deve fazer declarações falsas ou inexatas em qualquer documento ou no sistema de inscrição.

O inscrito não pode causar perturbação, no local de aplicação da prova, como se comunicar verbalmente com qualquer outra pessoa que não seja o fiscal ou aplicador da prova a partir das 13h. Há outras situações que devem ser evitadas, sob risco de eliminação. 

Sair da sala, só se for acompanhado de um fiscal, para ir ao banheiro, por exemplo.

É proibido sair do local de prova com Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho.

A caneta tem que ser preta de tubo transparente. O participante flagrado com lápis, caneta de material não transparente, manuais, impressos, anotações ou quaisquer outros dispositivos eletrônicos, será eliminado.

COMENTÁRIOS dos leitores