Enem: veja jeitos engraçados de decorar fórmulas

Professores mostram como estudantes podem decorar fórmulas importantes aplicadas ao Enem de maneira divertida

por Camilla de Assis qua, 11/09/2019 - 14:50
Freepik Uma das práticas de memorização é transformar a fórmula em algum artifício criativo Freepik

Quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabe que, na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, conhecer fórmulas é essencial. Seja de física, química, matemática ou até mesmo biologia, lembrar de detalhe por detalhe da equação, além de saber como aplicar à questão, é um fatgor decisivo na hora de ganhar ou perder pontos no Enem.

E diante de tantas fórmulas que devem ser memorizadas, o fera pode ficar preocupado com a possibilidade de não conseguir decorá-las. Uma das maneiras práticas de memorização das equações é transformar o assunto em algum artifício criativo, divertido ou inusitado. Entre as opções, está o uso de frases engraçadas e paródias para auxiliar na “decoreba”. 

Uma das estratégias comumente usadas por professores das disciplinas de física, química, matemática e biologia é a transformação da equação em uma frase. Segundo o professor de matemática Ricardo Rocha, esse tipo de adaptação ajuda o estudante no aprendizado. “Aprender de uma maneira engraçada facilita bastante a aplicação das fórmulas nas questões. Além disso, o estudante se descontrai na hora do desenvolvimento. Através de uma paródia ele brinca, o fera faz algo diferente e relaxa diante de tanta pressão que vem sofrendo o ano inteiro”, comenta o professor Ricardo Rocha. 

Partilhando da mesma opinião está o professor de física Carlos Júnior. “A importância que a gente vai possuir sobre a aprendizagem de forma mais lúdica é que vai facilitar o domínio da equação. Então, quando associamos frases relacionadas àquela fórmula, obtemos um êxito muito maior do que a equação propriamente em si”, explica o docente.

O professor Ricardo Rocha salienta também que qualquer fórmula pode receber uma vertente divertida e inovadora. A Fórmula de Euler, por exemplo, faz a relação entre a quantidade de faces, arestas e vértices de poliedros convexos. A equação corresponde a  V + F = A + 2, em que V é o número de vértice, F é a quantidade de faces do poliedro e A é o número de arestas. No trocadilho realizado pelo docente, a frase utilizada para ajudar a recordar o modelo matemático seria “Vida feliz a dois”.

Confira a seguir algumas dicas do professor Carlos Júnior sobre frases que podem ser aplicadas às fórmulas:

COMENTÁRIOS dos leitores