Os dez termos de geografia que você precisa memorizar

Professor destaca a importância da memorização dos termos para ajudar no entendimento dos assuntos

por Francine Nascimento qui, 19/09/2019 - 10:13
Pixabay Pixabay

Altitude, latitude, globalização, urbanização. A geografia inclui termos que muitos conhecem, mas outros desconhecem. E a técnica da memorização desses termos pode ser uma maneira prática para que o estudante saiba o que é cada assunto e consiga absorver os conteúdos. 

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alguns temas da geografia costumam cair com frequência na prova, como migração e comércio. De acordo com o professor de geografia Filipe Melo, é fundamentamental o endimento dos temas que são geralmente abordados no exame, pois fazem parte do contexto em vive a sociedade. “São conceitos que vêm sempre caindo nas provas do ENEM, como a migração, por exemplo, que é um assunto contextualizado em várias perspectivas, pois aconteceu no passado, está acontecendo e acontecerá no futuro. Por isso, deve-se compreender as mudanças nos motivos dessas migrações e o que elas podem ocasionar nas diversas sociedades”, explica.

Para ajudar o aluno nos estudos de geografia, o professor elencou os 10 termos que devem ser memorizados para o Enem que será aplicado nos domingos 3 e 11 de novembro. As questões de geografia farão parte da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, a ser realizada no primeiro domingo.

Erosão: O desgaste das rochas pelos agentes naturais e ação humana.

Sedimentação: processo de formação de rochas sedimentares após a erosão e o transporte dos sedimentos, ou seja, processo de acumulação de sedimentos.

Globalização:  Integração das sociedades de forma física e virtual, advindo da evolução do sistema capitalista.

Urbanização: Processo de crescimento da população nos centros urbanos, em relação ao rural advindo das indústrias.

Migração: Deslocamento das pessoas de um espaço para outro, por diversos motivos, desde guerras a catástrofes naturais ou motivos financeiros.

Desmatamento: Retirada da cobertura vegetal, essa pratica em excesso traz grandes problemas em escala local e global.

Mobilidade: Capacidade de deslocamento para espaços necessários, porem a dificuldade dessa mobilidade é o grande problema nas sociedades urbanas

Metropolização: Fenômeno urbana do crescimento acelerado das cidades, com isso aumentando seu poder de influência sobre as cidades vizinhas, formando uma região metropolitana.

 Poluição: Degradação do meio natural por ações antrópicas, que podem ser de vários tipos, como do ar, solo, águas, visual e sonora.

Capitalismo: Sistema econômico e social atual que tem como principais ingredientes o lucro e propriedade privada.

LeiaJá também

--> Geografia: quatro assuntos mais vistos no Enem

 

COMENTÁRIOS dos leitores