"História ao Ar Livre" leva 400 alunos para aula na praia

Iniciativa propõe ocupação dos espaços públicos e democratização do conhecimento

por Ítallo Olimpio sab, 05/10/2019 - 18:45
Itallo Olimpio/LeiaJáImagens Itallo Olimpio/LeiaJáImagens

O projeto “História ao Ar Livre” realizou, neste sábado (5), uma edição na praia de Boa Viagem, no Recife. Com o objetivo de ensinar a disciplina de história em espaços públicos, professores voluntários abordaram o tema “Ouvindo as Pancadas das Águas do Mar: o Mar e suas Histórias" para mais de 400 pessoas, segundo estimativa da organização do evento. 

Segundo o professor Rodrigo Bione, um dos organizadores do evento, a democratização do conhecimento é um dos objetivos do História ao Ar Livre. “A gente busca estimular uma memória afetiva com o espaço público, além de democratizar o conhecimento e vivências com a comunidade”, disse.

Para Sofia Diniz, 17 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio, ir às aulas do projeto é enriquecedor. “Eu e meus amigos da escola sempre nos reunimos para assistir as aulas. Não é algo cansativo, tipo, ‘aula no sábado’. Mas sim algo que a gente realmente sempre prazer em vir”, contou ao LeiaJá. 

Com muita música e pés na areia, as aulas falaram sobre a importância histórica que o mar tem para a humanidade e como foi importante na ligação entre países, culturas e continentes ao longo dos séculos, através dele. Para a professora Júlia Ribeiro, uma das organizadoras do evento, a ocupação dos espaços públicos é importante para a sociedade. “A gente quer que os alunos consigam relacionar o conteúdo das aulas com a cidade, com o lugar em que vivem”.

A musicista do Palavra Cantada, Sandra Peres, que está na capital pernambucana para uma apresentação, ao passear pela praia, destacou a importância de iniciativas como esta. “A gente consegue ver que o mundo está melhorando”, disse. “Ainda mais na conjuntura política e educacional que o nosso país vem passando agora, aulas abertas, como esta, são muito importantes”, concluiu. 

LeiaJá também

--> Aulão de história do Vai Cair no Enem aborda 1ª Guerra

--> Bacurau: saiba partes do filme que podem cair no Enem

COMENTÁRIOS dos leitores