Enem: veja o que não levar para a prova e evite eliminação

Inep divulgou manual para auxiliar os candidatos nos dois dias de provas

por Ítallo Olimpio seg, 28/10/2019 - 16:17
 Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá seu primeiro dia de provas no próximo domingo (3). Com o grande dia batendo à porta, os candidatos precisam lembrar de alguns detalhes importantes para realização do Exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua página na internet, traz uma série de informações que podem te ajudar a alcançar a aprovação.

O Inep esclarece que é permitido entrar no local de aplicação da prova com celulares e outros aparelhos eletrônicos, como tablets e ipods, desde que estejam desligados e devidamente lacrados no porta-objetos que será disponibilizado antes do candidato ingressar na sala. Caso o aparelho emita algum ruído ou som, mesmo dentro do porta-objetos lacrado, o proprietário será automaticamente desclassificado do Exame.

O manual ainda diz que estojo, lápis, borracha, lapiseira, corretivo e régua também estão proibidos. O Instituto permite, apenas, o uso de caneta esferográfica transparente de tinta preta para realização das provas e dos rascunhos. A lista de proibições também traz outros itens, como relógios, chaves com alarmes, fones de ouvido, calculadora, livros, material impresso e anotações. Todos os materiais devem ser colocados no porta-objetos, que deve permanecer debaixo da carteira do candidato durante toda a prova.

Outro ponto que pode gerar dúvidas se refere aos lanches e snacks que os estudantes podem levar ou não para fazer a prova. O Inep não traz nenhuma recomendação específica, mas informa, no manual, que todos os lanches e alimentos que os estudantes levarem aos locais de prova deverão passar por vistoria do aplicador de provas. 

Em relação aos trajes proibidos, o Inep traz uma lista com os acessórios ou peças como óculos escuros e artigos de chapelaria,como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Para pessoas com vínculo religioso que precisarem fazer uso de burca, quipá, hijab e semelhantes, o Instituto informa que as vestimentas serão permitidas, mas deverão ser revistadas pelo coordenador, antes da prova. 

Para ajudar o fera a se preparar da melhor maneira possível na semana que antecede o primeiro dia de provas, o Vai Cair No Enem e o LeiaJá realizarão transmissões ao vivo, no Instagram (@vaicairnoenem) e no canal do Youtube (youtube.com/vaicairnoenem) com a presença de professores experientes, que estarão à disposição dos alunos para tirar dúvidas

LeiaJá também

--> Uma semana para o Enem, e agora?

COMENTÁRIOS dos leitores