Estudantes começam a responder prova do Enade
Mais de 400 mil universitários estão inscritos no Exame
Estudantes de todo o Brasil respondem, na tarde deste domingo (24), aos quesitos da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que analisa o desempenho de alunos de nível superior. Mais de 400 mil pessoas estão inscritas na edição deste ano.
Conforme o horário de Brasília, os portões dos locais de prova foram abertos às 12h e fechados às 13h. A prova do Enade começou às 13h30 e conta, ao todo, com quatro horas de duração. A UNINABUCO – Centro Universitário Joaquim Nabuco, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, é um dos 1.217 locais de prova e recebeu uma boa movimentação de participantes.
Para o aluno do curso de nutrição Davi Barros, o Exame é uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. "O Enade proporciona uma revisão com relação aos conteúdos e vai agregar mais conhecimento também, coisas que às vezes passam despercebidas pela graduação e a gente termina não se aprofundando", disse, momentos antes de fazer a prova.
Railane Araújo, estudante de farmácia, relaciona o Enade ao mercado profissional. "Vai me qualificar como profissional se eu garantir uma nota boa para a faculdade”, comentou a universitária.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do Enade, mais de 9 mil cursos de graduação estão sendo avaliados. As áreas em pauta são ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e ambiente, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.
Ainda de acordo com o Inep, os participantes respondem 40 questões distribuídas em formação geral e componentes específicos. “Somente os concluintes precisam fazer a prova e preencher o Questionário do Estudante. Apesar disso, também devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes nos cursos avaliados. A situação de regularidade com o Enade fica registrada no histórico escolar e é requisito para colação de grau em cursos de graduação”, informou o Ministério da Educação (MEC) em seu site oficial.
O MEC ainda detalhou a distribuição de candidatos por região do país: “Sudeste (46%), Nordeste (22%), Sul (16%), Centro-Oeste (8%) e Norte (7%). Com mais de 57 mil estudantes, engenharia civil é o curso com o maior número de inscritos, seguido pela formação de enfermagem, com 41.259 participantes.
O Enade é realizado desde 2004. O objetivo do Exame é aferir, a cada três anos, o desempenho dos alunos no que diz respeito a conhecimentos, competências e habilidades de concluintes de graduação.
Com informações de Victor Nunes