UFPE prorroga inscrições para atuação na comissão de cotas

Interessados em atuar na Comissão de Heteroidentificação têm até quarta-feira para realizarem as candidaturas

por Nathan Santos seg, 09/12/2019 - 19:38
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) prorrogou, até quarta-feira (11), as inscrições para os interessados em integrar a Comissão de Heteroidentificação. O grupo atua na validação da autodeclaração racial dada por estudantes que se dizem negros e pardos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo de candidaturas seria encerrado hoje.

Segundo a UFPE, os candidatos à Comissão devem ser membros da comunidade universitária, tais como docentes, técnicos e alunos regularmente matriculados - desde que tenham mais de 18 anos -. É exigida experiência comprovada na temática da promoção de igualdade racial e do “enfrentamento ao racismo, mediante participação em grupos de pesquisa, movimento sociais negros, coletivos ou outras instâncias congêneres dedicados às relações étnico-raciais; ou em seminário, oficina ou curso sobre a temática étnico-racial”.

Cidadãos vinculados a grupos de pesquisas, movimentos sociais negros, coletivos e demais instâncias que atuam em questões étnico-raciais também podem se candidatar. As inscrições devem ser feitas pela internet sem a necessidade de taxa de participação.

“Para atuar na comissão, é necessário ter disponibilidade para participar da Oficina de Formação para a atuação nas Comissões de Heteroidentificação no período de 17 a 19 deste mês. Esclarecimentos adicionais, como documentação necessária à inscrição, critérios para análise e julgamento das inscrições, entre outros, devem ser dirimidas no edital ou poderão ser demandados pelo e-mail heteroidentificacao.ufpe@gmail.com”, informou a Universidade.

COMENTÁRIOS dos leitores