Inep: notas atualizadas já estão disponíveis

Inep garantiu ter corrigido as notas do Enem 2019 e os resultados já foram atualizados na Página do Participante

por Camilla de Assis seg, 20/01/2020 - 20:12
Camilla de Assis/LeiaJaImagens . Camilla de Assis/LeiaJaImagens

Todas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram divulgadas erradas já estão corrigidas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O problema de inconsistência entre notas e gabaritos foi revelado no último sábado (18) pelo Ministério da Educação (MEC) e causou grande repercussão nas redes sociais e entre estudantes. 

 Os estudantes já podem conferir as notas corrigidas na Página do Participante, pelo site ou pelo aplicativo do Enem. “Nós pegamos todos os quase 4 milhões de participantes e corrigimos as provas deles com todos os gabaritos possíveis e calculamos todas as proficiências possíveis”, disse o presidente do Inep, Alexandre Lopes. 

A inconsistência das notas do Enem foi ocasionada causada por um erro na transmissão de informações por parte da gráfica Valid, contratada em 2019. Assim, os estudantes que fizeram as provas com o caderno de questões de uma determinada cor tiveram o gabarito corrigido como se tivessem respondido a um caderno de provas de uma cor diferente. Como a sequência das questões muda de acordo com a cor do caderno de provas, a nota dos participantes caiu consideravelmente.

De acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, cerca de seis mil estudantes foram prejudicados com o erro. No final do dia desta segunda-feira (20), o MEC emitiu um comunicado garantindo que as inscrições do Sistema de Seleção Unificada cotinuam abertas e que, agora, os estudantes terão até o domingo (26) para realizar as candidaturas.

COMENTÁRIOS dos leitores