UFRPE divulga restrições para acesso à instituição

Controle de veículos, solicitação de entrada via preenchimento de formulário e utilização de máscaras são algumas das restrições para acesso à universidade

por Aurilene Cândida sex, 15/05/2020 - 09:18
LeiaJáImagens/Arquivo Medidas restritivas foram formadas como forma de prevenção LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) divulgou, nesta quinta-feira (14), uma portaria que estabelece medidas restritivas de acesso à instituição. O documento estabelece ações de caráter excepcional e temporário, voltadas à contenção da curva de disseminação da Covid-19. A portaria segue as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Governo Federal, do Governo do Estado de Pernambuco e do Comitê de Prevenção ao Coronavírus (Covid-19) da UFRPE.

O documento diz que passa a ser obrigatória a utilização de máscaras de proteção por toda a comunidade universitária. Além disso, estudantes, professores, técnicos e terceirizados também devem seguir a orientação, para exercer atividades ou prestar serviços essenciais, bem como fornecedores de materiais e empregados de empresas contratadas. 

A partir deste sábado (16), também será aplicado o controle de veículo e de pessoas em circulação. Para ter acesso ao Campus Dois Irmãos e no Codai/UFRPE será necessário a solicitação de entrada, via e-mail institucional, com preenchimento de formulário. O pedido deve ser enviado para covid19@ufrpe.br.

A solicitação deve ser encaminhada com, no mínimo, de 48 horas de antecedência, para a avaliação da justificativa da atividade ou serviço essencial e emissão da devida autorização ao solicitante. A justificativa deve ser fundamentada contendo datas e horários definidos, não sendo permitida solicitação genérica e de período extenso. Além disso, as declarações emitidas valem apenas para os dias informados, sendo necessária nova solicitação a cada necessidade.

“No que se refere a projetos e pesquisa, somente serão autorizados os acessos para levantamento de dados com animais, plantas e amostras laboratoriais de evolução temporal”, diz Portaria. 

O documento ainda informa a suspensão de retiradas de bens particulares, documentos pessoais que se encontram nos departamentos, equipamentos de TI e de outros bens patrimoniais para realização de atividade remota.

No que se refere ao funcionamento das atividades, fica impedido a entrada de pessoas que não possuam documentação de autorização e não estejam utilizando máscara. A UFRPE passa a disponibilizar álcool gel 70% e/ou borrifador com álcool líquido 70% para ser utilizado pelas pessoas antes do seu acesso à Universidade. 

LeiaJá também

-->  UFRPE oferta 3 mil vagas em cursos gratuitos a distância

COMENTÁRIOS dos leitores