Professora percorre 40 km para ajudar aluno surdo

O estudante, que mora na comunidade de Bananal do Sul, na Zona Rural do mesmo município, recebe o auxílio da professora pelo menos uma vez por semana

por Ruan Reis sab, 18/07/2020 - 11:56

No município de Linhares, no Norte do Espírito Santo, uma professora percorre 40 km para ajudar um aluno surdo a estudar durante este período de pandemia causado pela Covid-19. O estudante, que mora na comunidade de Bananal do Sul, na Zona Rural do mesmo município, recebe o auxílio da professora pelo menos uma vez por semana.

A professora Joyce Barcelos contou, em reportagem da TV Gazeta, que não conhecia pessoalmente o estudante Edilson, de 15 anos, que está no primeiro ano do Ensino Médio. "Ele estava matriculado na escola desde o início do ano, mas eu não tive contato com ele porque, devido a esse percurso - não tem ponte, não tem acesso ao transporte - ele ainda não tinha ido à escola", contou.

Após resolver a problemática do transporte no começo do ano letivo, Edilson não teve a oportunidade de ir para a escola devido à pandemia. Pensando no aluno que ainda não havia conhecido, a professora tomou a iniciativa de falar com a escola e entrar em contato com os pais para auxiliá-lo nos estudos neste momento.

"Quando começou a pandemia, entrei em contato com a família, mandei mensagem porque aqui não pega celular, e perguntei se teria como eu fazer esse atendimento com todas as medidas de segurança: álcool em gel, máscara, distância, ao ar livre. A família me deu um sinal positivo, entrei em contato com a direção da escola e passei a situação sobre a forma como iríamos abraçá-lo para não ter evasão", disse à Gazeta.

Para a professora, que se comunica e ensina as lições em libras, todo o trecho até a casa do estudante, faça chuva ou faça sol, é recompensado pela determinação e gratidão que Edilson faz questão de deixar bem claro. “Eu me sinto muito feliz. As atividades para me aprender, eu aprendo”, disse o aluno, em libras.

COMENTÁRIOS dos leitores