Exame Supletivo 2020 abre inscrições em Pernambuco

Interessados em concluir o ensino fundamental ou médio devem realizar candidaturas até o dia 31 de agosto

por Maya Santos seg, 03/08/2020 - 08:48
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Estão reabertas as inscrições para o Exame Supletivo 2020, em Pernambuco. Os interessados em concluir o ensino fundamental ou médio devem realizar as candidaturas até o dia 31 de agosto, através do site da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE).

Os candidatos deverão realizar o preenchimento do formulário on-line, como o nível de escolaridade, componentes curriculares e o local de realização da prova, segundo previsto em edital do processo. De acordo com o cronograma, o participante terá acesso para imprimir o cartão de inscrição por meio do site do SEE-PE a partir do dia 20 de outubro. 

Para participar do exame do nível fundamental, é necessário que o estudante tenha 15 anos de idade completos até o dia de realização da prova. Já para o ensino médio, o estudante precisa ter 18 anos completos. Vale ressaltar que no ato de inscrição o candidato deverá ter em mãos o RG e CPF. As mesmas orientações valem para aqueles que estão em regime carcerário, que devem efetuar as matrículas no respectivo presídio ou cadeia pública. 

Provas

Os inscritos no nível fundamental serão submetidos a questões de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, arte e língua estrangeira moderna - inglês ou espanhol. Já os concorrentes do nível médio passarão por provas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, biologia, física, química, filosofia, arte, sociologia e língua estrangeira moderna. Para ser aprovado, é necessário que o candidato alcance, no mínimo, média 6,0 em cada disciplina.

O Exame Supletivo 2020, que havia sido suspenso em abril devido à pandemia da Covid-19, terá nova data de aplicação. Será no dia no dia 13 de dezembro para candidatos em geral e no dia 14 de dezembro para candidatos em regime carcerário, nas respectivas unidades prisionais ou cadeias públicas. Os gabaritos serão divulgados no dia 23 de dezembro. 

A Secretaria de Educação publicará o resultado final da seletiva, cuja data ainda não foi informada. O órgão ainda reforça que as pessoas que já haviam realizado as inscrições para o Exame Supletivo deste ano, antes da suspensão, estão automaticamente inscritas neste processo.

Acessibilidade - Participantes com alguma deficiência visual podem solicitar o exame em braile, fiscal ledor ou prova ampliada. Os auxílios estendem-se a deficientes auditivos, que podem solicitar intérprete; e deficientes físicos, se houver necessidade, devem requerer atendimento especial.

COMENTÁRIOS dos leitores