Jovem Aprendiz Empreendedor está com inscrições abertas

Ao todo, 300 jovens deverão ser selecionados no processo seletivo

por Juliana Mamede ter, 01/09/2020 - 15:33
Pixabay . Pixabay

Começaram, nesta terça-feira (1º), as inscrições para o programa Jovem Aprendiz Empreendedor, que contratará 300 jovens – com idades de 14 a 22 anos e seis meses – para aturem na função de auxiliar administrativo em várias entidades da administração direta e indireta da Prefeitura de Salvador. Os jovens selecionados receberão capacitação teórica de forma virtual e, em outro momento, presencial.

A ação é promovida pela parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), e o Parque Social, órgão de formação reconhecido pelo Ministério de Trabalho e Emprego. Em torno de 1.200 pessoas já conseguiram o primeiro emprego por meio do projeto, desde 2014.

A seleção será feita em quatro fases, todas de caráter eliminatório e realizadas de modo on-line: inscrição, análise de documentos, avaliação cognitiva (produção de texto em plataforma digital) e entrevista individual por vídeo conferência. Quem tiver interesse em participar do programa deve realizar as candidaturas por meio do site da seleção.

O candidato deve anexar os documentos requeridos durante o preenchimento do formulário de inscrição. Após aprovação, os selecionados serão chamados para a avaliação cognitiva, que é a fase que decide se ele passará ou não para a entrevista individual, feita por psicólogos. A auxiliar administrativa Vitória Souza, de 21 anos, disse que o primeiro emprego como jovem aprendiz foi muito importante na sua vida profissional. “Foi minha primeira assinatura na carteira de trabalho. Além disso, foram oferecidos diversos cursos onde tive a oportunidade de aprender e levo esses conhecimentos até hoje”, assegurou ela, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Salvador.

Para participar do programa é necessário que o candidato resida em Salvador, seja estudante de escola da rede pública de ensino, esteja cursando a partir do nono ano do ensino fundamental, ou esteja no ensino médio ou já tenha concluído. Além disso, é necessário, também, que o candidato tenha carteira de trabalho sem registro de contratação e renda familiar comprovada de até meio salário mínimo por pessoa.

Quem ainda estiver estudando não pode ter dependência em nenhuma matéria, além de precisar ter disponibilidade para frequentar as atividades do programa no contraturno ao que estiver matriculado. O programa tem duração de 17 meses e dez dias. Neste período, os jovens aprendizes terão 1.280 de capacitação, com acompanhamento psicossocial, remuneração de meio salário mínimo, férias e outros direitos trabalhistas. Se o candidato tiver dúvidas, pode entrar em contato por meio do telefone (71) 3202-7100, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

COMENTÁRIOS dos leitores