Aplicação tem a nota mais alta do Brasil no Ideb

Resultado corresponde ao desempenho no ensino médio

por Ruan Reis qua, 16/09/2020 - 18:27
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Com 7,7, o Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) obteve, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado nessa terça-feira (15), a nota mais alta do Brasil em relação ao ensino médio. Já na avaliação dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, o CAp e a Escola de Aplicação do Recife, ligada à Universidade de Pernambuco (UPE), tiveram a maior nota do Ideb em Pernambuco (8,3) entre todas as escolas públicas e privadas.

O Ideb é calculado com base no fluxo escolar, ou seja, pela taxa de aprovação, reprovação, abandono e no desempenho de estudantes nas disciplinas de português e matemática. O CAp possui 30 alunos por turma com taxas de evasão e retenção muito próximas de zero.

Para o diretor do colégio, Erinaldo Carmo, a colocação no índice se deve a uma preocupação com a formação geral do estudante. “Essa colocação na avaliação nacional não é resultante de um trabalho voltado especificamente para isso. Quero dizer, o colégio não forma para essas avaliações de larga escala. Não tem uma preparação para isso. As disciplinas que são cobradas na Prova Brasil (Língua Portuguesa e Matemática) não recebem mais incentivos que as aulas de dança, música, teatro, etc”, comenta, por meio de nota, Carmo.

De acordo com o diretor estratégico de Planejamento, Avaliação e Gestão da UFPE, Jansen Campos, o Ideb do Colégio de Aplicação para os anos finais do ensino fundamental (8,3) ficou um pouco abaixo de sua meta para 2019, que era de 8,7, e bem acima das médias nacional (5,7), nordestina (5,2) e pernambucana (5,1). Já o Ideb do CAp para o ensino médio (7,7) ficou próximo da meta para 2021, de 7,8, e bem acima das médias nacional (4,2), nordestina (3,9) e pernambucana (4,5).

COMENTÁRIOS dos leitores