No dia de abertura das inscrições, site do Fies sai do ar

São oferecidas cerca de 50 mil vagas remanescentes

por Camilla de Assis seg, 26/10/2020 - 08:40
Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo Início das inscrições seria às 7h desta segunda-feira (26) Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

As inscrições para as cerca de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam nesta segunda-feira (26). Entretanto, apesar do prazo para início das candidaturas ter sido estipulado para às 7h pelo Ministério da Educação (MEC), o site está fora do ar na manhã desta segunda.

Nos dois primeiros dias de inscrição, de 7h do dia 26 até as 23h59 do dia 27 de outubro, serão ofertadas vagas somente para os cursos de áreas prioritárias como os de saúde, engenharias, licenciaturas e ciência da computação. As vagas remanescentes são aquelas que não  foram preenchidas  no processo seletivo, seja por desistência dos candidatos ou por falta de documentação.

Para se inscrever, é preciso ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010; ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame; além de nota superior a zero na redação do Enem; e possuir renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família.

Além disso, o processo de ocupação das oportunidades será por ordem de conclusão das inscrições. O candidato que precisar alterar informações depois de ter concluído a inscrição no sistema terá de cancelá-la e, posteriormente, deverá concluir outra vez sua inscrição. Durante  esse procedimento, a mesma vaga escolhida anteriormente poderá ser ocupada por outro candidato que concluir a inscrição antes.

Confira, abaixo, a nota do MEC sobre o problema no sistema do Fies:

"O MEC esclarece que no dia 26/10, às 7hs, houve a abertura do FIES para preenchimento das vagas remanescentes. Diante do grande volume de acessos ao sistema, houve a percepção de lentidão e indisponibilidade no acesso pelos usuários. 

As ações foram prontamente realizadas de tal modo que o sistema, apesar da intermitência, não parou de funcionar, tendo seu reestabelecimento pleno, a partir das 10h15.  Enfatiza-se que após esse horário, não foram registradas novas intercorrências.

O prazo original de inscrições será mantido, tendo em vista que os usuários já conseguem efetuar as suas inscrições. Até o momento, o MEC informa que, conforme levantamento feito às 14h15, já foram realizadas mais de 3772 inscrições, das quais 1200,  logo nas primeiras duas horas, demonstrando que o sistema está funcional.

 Ainda há vagas a serem preenchidas em diversos cursos, e essas podem ser visualizadas diretamente no sistema por meio do endereço fies.mec.gov.br."

COMENTÁRIOS dos leitores