Pequenos negócios recuperaram empregos, diz Sebrae

O setor, que fechou 1 milhão de vagas na pandemia, agora tem saldo negativo de 26 mil empregos

por Lara Tôrres qua, 02/12/2020 - 19:37
Pixabay . Pixabay

De acordo com um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Ministério da Economia, as companhias de pequeno porte do País estão próximas de recuperar o saldo de empregos perdidos até então devido à pandemia de Covid-19. 

Responsável pelo maior volume de demissões, o setor de pequenos negócios chegou a fechar 1 milhão de vagas, mas tem apresentado rápida recuperação na reabertura: em outubro, foram 271 mil postos de trabalho; agora, o saldo negativo é de 26 mil empregos no acumulado de janeiro a outubro de 2020. 

Observando a situação por setores, no mês de outubro, comércio, serviços e indústria, respectivamente, apresentaram o melhor saldo de empregos em todas as áreas. No recorte regional, os estados de Roraima (22,1), Amazonas (20,98), Maranhão (19,75), Ceará (19,66) e Santa Catarina (19,11) são os que obtiveram os melhores saldos positivos. 

Setores com melhores saldos positivos de emprego em outubro: 

Comércio

* Micro e pequenas empresas: 93.643 vagas

* Médias e grandes: 18.676 vagas

Serviços

* Micro e pequenas empresas: 92.004 empregos

* Médias e grandes: 67.387

Indústria

* Micro e pequenas empresas: 57.373 empregos

* Médias e grandes: 27.501

Já as médias e grandes empresas, por sua vez, tiveram, em outubro, um saldo negativo de aproximadamente 215 mil vagas (oito vezes mais que os pequenos negócios), e 123 mil contratações, o que é menos da metade do que foi gerado por micro e pequenas empresas.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, A enorme capacidade de resiliência e de recuperação dos pequenos negócios mostra o quanto foram acertadas as políticas públicas do governo que reduziram a burocracia e melhoraram o acesso a crédito, por parte das MPE”, defendendo a continuidade de tais políticas para que os pequenos negócios sejam capazes de acelerar a retomada da economia.

*Com informações do Sebrae

LeiaJá também

--> Mulheres são mais confiáveis para instituições financeiras

COMENTÁRIOS dos leitores