Feras e professores direcionam atenção para o SSA da UPE
Candidatos do ensino médio, primeiro e segundo anos, enfrentarão a prova a partir do próximo domingo (31)
O vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) está cada vez mais próximo. A partir deste domingo (31), quase 50 mil estudantes do ensino médio, primeiro e segundo anos, deverão realizar as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA).
Em um ano difícil, marcado pela pandemia da Covid-19, muitos desafios foram impostos à preparação dos candidatos. Um deles é Maria Júlia Galvão, de 16 anos. Ela comenta que em virtude deste período pandêmico, sua preparação e expectativas para o SSA 1 foram fortemente impactadas.
"Antes da pandemia, eu estava com uma mega expectativa para a prova. Agora, não estão lá as melhores. Fora que antes da pandemia eu estava muito focada, estudando bastante, mas isso realmente mudou minha rotina, principalmente a escolar", declarou.
A estudante, que pretende fazer algum curso na área de Comunicação Social, conta que está procurando, nesta reta final, pegar algumas dicas sobre a prova para entender o estilo dela e não ser tão surpreendida. Por sua vez, Giovanna Lins, de 17 anos, que tenta uma vaga no curso de enfermagem, espera uma prova tranquila no SSA 2 para todos os vestibulandos.
“Minha expectativa para a prova é que ocorra tudo bem, não só para mim, mas para todos que irão fazer o SSA. Que todas as matérias sejam muito tranquilas, principalmente de matemática, física e química”, projeta. A jovem ainda garante que sua preparação para o SSA 2 está a todo vapor: “A minha preparação está sendo ótima, estou estudando muito pelos materiais que o SSA disponibiliza e também pelas videoaulas no YouTube”, revelou.
Aos 19 anos, Giovana Nascimento, que realizará o SSA 3 - marcado para 3 e 5 de fevereiro -, acredita que o vestibular seriado da UPE é a maneira mais fácil de ingressar em uma instituição de ensino superior. “Eu acho o SSA a maneira mais fácil de ingressar em uma universidade pública em Pernambuco. Porque apenas são cobrados os assuntos do ano (no meu caso, do terceiro ano). A prova é bem conteudista, ou seja, cai realmente tudo aquilo previsto no edital”, analisa a jovem que pretende fazer o vestibular para o curso de licenciatura em ciências biológicas.
Em relação a sua preparação, Giovana diz: “Eu procuro responder as provas passadas e assisto aulas de cursinhos com os assuntos previstos no edital, também procuro treinar a redação, a qual é um pouco diferenciada do Enem”.
O professor de português e redação Felipe Rodrigues pontua que suas expectativas para a prova e, principalmente, para a redação, são as melhores. “De forma bem positiva, o SSA contempla, principalmente quando falamos do SSA 3 e da redação, temas e assuntos da atualidade. Quando a gente fala da prova de português, ela é uma prova crítica que alinha questões sociais, inclusive relacionada ao nosso Estado”.
Marcelo Rocha, professor de geografia, diz que não criou muitas expectativas para o SSA, mas que tem curiosidade em saber se este ano haverá o mesmo número elevado de abstenções que teve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. "Para o SSA não esperamos muitas modificações, é um vestibular tradicional, com questões que cobram bastante conteúdos, privilegiando sempre os alunos que melhor se prepararam ao longo do ano. A grande expectativa mesmo é se o número de abstenções será elevado igual ao do Enem", comenta.
André Maia, docente em biologia, reforça a expectativa de a prova ser bastante conteudista. "A expectativa é que seja uma prova mais conteudista. Nós ficamos na expectativa de que a UPE não cometa alguns erros que vêm acontecendo com frequência e questões sendo anuladas. De forma positiva, espero que o aluno possa fazer uma boa prova com tranquilidade. Agora, a única coisa que ele (o estudante) pode fazer é ter calma, dar aquela última revista para concluir da melhor forma possível o vestibular seriado da UPE", aconselha.
SSA
Este ano, o vestibular será aplicado nos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro para os alunos do primeiro e segundo anos do ensino médio, e nos dias 4 e 5 de fevereiro para os estudantes do terceiro ano. As provas do SSA 1 e 2 contarão, ao todo, com 90 questões, já o SSA 3 terá 100 alternativas mais uma redação. Ciências Humanas, Linguagens, matemática e Ciências da Natureza são as matérias cobradas.
Para realizar o exame, todos os participantes devem usar, obrigatoriamente, máscaras faciais, respeitar o distanciamento social e usar álcool em gel para a higienização das mãos, a fim de evitar a contaminação da Covid-19. Mais informações podem ser obtidas no site do Processo de Ingresso.
LeiaJá também