Contra crise, comerciantes depositam esperança no Enem

Em pontos de aplicação do Enem Digital, comerciantes, a exemplo de vendedores de lanches, apostam na movimentação de estudantes para espantar a crise econômica

por Camilla de Assis dom, 31/01/2021 - 09:43
Camilla de Assis/LeiaJáImagens 'A gente vem só para evitar ficar em casa porque não tem outra renda', afirma comerciante Camilla de Assis/LeiaJáImagens

Neste domingo (31), será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital. Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na área central do Recife, os comerciantes locais esperam que a movimentação dos estudantes seja uma forma de recuperar as baixas vendas realizadas durante os dias de semana, por conta da pandemia da Covid-19.

Para o comerciante Jedson Barbosa, proprietário de uma lanchonete localizada na Rua do Lazer, o fluxo de estudantes não será  "nem 10% do que foi na semana passada", segundo dia de aplicação do Enem tradicional. Entretanto, ainda assim a expectativa é otimista. "Por mais fraco que seja hoje, é bem melhor do que um dia de semana", disse.

Esse mesmo pensamento é compartilhado pela comerciante Jéssica Félix, de 29 anos. "Tem dias que eu só vendo uma Coca-Cola. A gente vem só para evitar ficar em casa porque não tem outra renda. Então, espero que seja bem melhor do que nos dias que não vende nada", desabafou.

Aos 66 anos, a comerciante Marina Ferreira também tem um ponto de vendas na Rua do Lazer. A senhora garante que tem um fluxo de comércio um pouco melhor por ter clientes "fiéis", mas que a movimentação causada pelo Enem vai ajudara quitar as dívidas. "É um momento de respiro para por as contas atrasadas em dia", revelou.

Projeto piloto desenvolvido pelo Inep, o Enem Digital registrou mais de  96 mil inscritos. Segundo a organização da prova, 93.217 inscritos deverão participar do Exame em 104 cidades, uma vez que 2.896 candidatos do Amazonas não farão o modelo digital, em virtude dos aumentos nos casos do novo coronavírus no Estado. Os amazonenses serão direcionados à reaplicação do Enem impresso, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

No primeiro dia do Enem Digital, os candidatos respondem 90 questões - em computadores - distribuídas nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens, além da redação, que será feita à mão, no formato tradicional. Já no dia 7 de fevereiro, segunda etapa da aplicação, os estudantes terão 90 quesitos de Ciências da Natureza e matemática. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até 2026 o Enem passará a ser complementarmente digital.

COMENTÁRIOS dos leitores