Senai revela os cursos técnicos mais procurados em 2020

Mais de 160 mil matrículas foram registradas em formações técnicas

por Ruan Reis qui, 11/03/2021 - 18:13
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Unidade do Senai em Santo Amaro, no Recife Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, nesta quinta-feira (11), que em 2020, milhares de brasileiros buscaram se aperfeiçoar por meio dos cursos técnicos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) registrou, somente ano passado, 166.786 matrículas em formações técnicas e 223.133 em qualificações profissionais, todas de menor duração e mais voltadas para o mercado de trabalho.

Segundo a CNI, os cursos técnicos são bastante procurados por jovens, de 16 a 23 anos, que representaram 50,8% (84.770) das matrículas em 2020. No entanto, ainda que o percentual diminua conforme a faixa etária avança, 14.168 pessoas com mais de 41 anos realizaram suas matrículas em cursos técnicos para se reinventar ou garantir um emprego neste período pandêmico.

Entre os 20 cursos técnicos mais procurados em 2020 no Senai, destacam-se as formações coringas que permitem ao estudante exercer mais de uma função nos segmentos industriais. É o caso dos técnicos em eletrotécnica, em mecânica, segurança do trabalho e em redes de computadores.

Em relação às tecnologias e às necessidades da indústria, os cursos de automação industrial e eletroeletrônica são bastante procurados pelos alunos. E, entre as tendências que o Senai identificou e os trabalhos com alta demanda em 2020, estão os cursos de mecatrônica, desenvolvimento de sistemas e logística. “Apesar de ter sido um ano atípico, a procura pela formação técnica e por esses cursos mostra que o brasileiro, e o jovem especialmente, sabe que tem um leque maior de atuação ao escolher ocupações consideradas essenciais, ou transversais como chamamos. Mas também temos aqueles que buscam especializar-se e estão de olho nas tendências”, observa, por meio de nota, o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi.

Confira, a seguir, a lista dos cursos mais procurados:

 

Já entre as qualificações com o maior número de matrículas, estão os cursos de assistente administrativo, assistente de controle de qualidade, eletricista industrial, assistente de recursos humanos e operador de computador. Conforme o CNI, os jovens continuam sendo o maior público desse tipo de formação. Entre as mais de 223 mil matrículas registradas, 39,3% são de pessoas na faixa etária de 16 a 23 anos e 26,1% de 24 a 31 anos. Veja, a seguir, a lista das qualificações mais procuradas:

COMENTÁRIOS dos leitores