É mais provável entrar no BBB ou passar em um concurso?

Campeã do BBB21, Juliette Freire revelou que, antes de entrar no programa, sonhava em ser delegada

por Ruan Reis qui, 06/05/2021 - 10:48
Reprodução/Instagram/Juliette Freire Juliette sonhava em prestar concurso público Reprodução/Instagram/Juliette Freire

A mais nova milionária do País, Juliette Freire, campeã do Big Brother Brasil 21, formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em direito, comentou, em entrevista ao programa 'Mais Você', que tinha o desejo de se tornar delegada da Polícia Civil ou da Polícia Federal. Com o prêmio de R$ 1,5 milhão na conta e inúmeros convites comerciais, a advogada deve desistir dos concursos.

Para muitos brasileiros, no entanto, o sonho de trabalhar em um cargo público ainda é bem maior do que uma vaga em um reality. Assim como a paraibana, os concurseiros pensam na estabilidade profissional da carreira pública. Mas, afinal, qual a probabilidade de vencer um reality show e a de passar em um concurso público?

De acordo com a plataforma educacional 'Estratégia Concursos', há, este ano, diversos certames em andamento e outros que devem iniciar brevemente. Polícisa Civil e Militar, por exemplo, devem ofertar mais de 23 mil vagas.

Um dos concursos em andamento é o da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que conta com mais de 300 mil inscritos e apenas 1.500 vagas. Segundo o Estratégia Concursos, essa “relação candidato/vaga para um concurso da PRF é de 200/vaga”. Isso tem uma explicação: “A área policial, historicamente, atrai muitos candidatos, não só pelo grande número de vagas ofertadas, mas também pelos cargos oferecidos em diversos segmentos”, explica, em nota, Victor Tanaka, especialista da plataforma educacional.

Já a edição 21ª do BBB, que ofertou 90 mil vagas em todo o País para a fase de seleção dos confinados, segundo a própria direção do programa, e apenas selecionou 20 participantes para entrar na “casa mais vigiada” do Brasil, teve, de acordo com o Estratégia, 4.500 pessoas concorrendo a uma vaga. Ou seja, a probabilidade de ser aprovado em um concurso, principalmente na área policial, é bem maior do que entrar no reality.

Para Tanaka, quem deseja ocupar uma vaga na área policial precisa aproveitar este período pandêmico da melhor forma possível e continuar estudando, mesmo que alguns concursos estejam sendo adiados. “O setor público ainda é uma esperança de recolocação profissional e estabilidade financeira para muitos. Há inúmeros conteúdos gratuitos na internet, além de cursos que possibilitam o parcelamento para imersão mais aprofundada nas carreiras públicas”, finaliza o especialista da plataforma educacional.

COMENTÁRIOS dos leitores