Enade 2021 inicia período de inscrições

Os coordenadores dos cursos habilitados terão até o dia 8 de agosto para inscrever os estudantes

por Rachel Andrade ter, 20/07/2021 - 17:02
Pixabay Enade será aplicado no dia 14 de novembro Pixabay

Nesta terça-feira (20), começa o período de inscrições dos estudantes que prestarão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Segundo o edital do certame, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os coordenadores dos cursos chamados para realizar a prova terão até o dia 8 de agosto para fazer o cadastro por meio do Sistema Enade

O exame será aplicado no dia 14 de novembro. Para que a opção “inscrição” fique disponível no sistema do exame, os coordenadores dos cursos enquadrados no Enade 2021 devem declarar os estudantes habilitados, sejam eles ingressantes ou concluintes da graduação.

A instituição de ensino superior (IES) deve inserir o número de cadastro de pessoa física (CPF) do estudante, conforme cadastrado na Receita Federal, bem como os dados acadêmicos. É obrigação da IES informar seus estudantes sobre a inscrição para a prova. O Enade 2021 busca avaliar os concluintes de cursos de graduação e de cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Enquadramento automático 

Cada curso habilitado ao exame deve ser vinculado à sua respectiva área de avaliação, associado ao seu projeto pedagógico e ao rótulo de acordo com a Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil), segundo as diretrizes de prova publicadas pelo Inep. Os procuradores educacionais das instituições terão até o dia 8 de agosto para verificar se esses dados estão atualizados, assim como registrar as declarações de não enquadramento dos cursos.

O enquadramento ocorre de forma automática quando todos os dados do curso estão atualizados no cadastro eletrônico do Ministério da Educação (e-MEC). Caso um curso não possua cadastro de endereço no sistema e-MEC, cabe ao procurador educacional institucional realizar o enquadramento da graduação na área de avaliação vinculada ao respectivo rótulo da Cine Brasil 2018, por meio do Sistema Enade.

Os cursos não classificados na Cine Brasil 2018 deverão ser enquadrados no Sistema Enade também até o dia 8 de agosto.

Retificações

Os coordenadores de curso que desejarem corrigir a inscrição dos estudantes habilitados para o Enade 2021 devem fazê-lo de 9 a 29 de agosto. No mesmo período, os procuradores institucionais podem retificar os enquadramentos, mediante registro de declaração justificada de não enquadramento no Sistema Enade.

O Inep ainda ressalta que os cursos classificados na Cine-Brasil 2018 não poderão ser enquadrados em áreas do Enade 2021 diferentes das já definidas para cada rótulo, conforme previsto no edital do exame

Contém informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores