Colégio de Aplicação inscreve em seleção até esta segunda

Ao todo, são ofertadas 56 vagas; processo seletivo será realizado por meio de sorteio público

por Juliana Mamede seg, 08/11/2021 - 15:58
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Colégio de Aplicação da UFPE Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Até esta segunda-feira (8), o Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe inscrições para a seleção para a entrada de novos alunos no ano letivo de 2022. São oferecidas, ao todo, 56 vagas para estudantes do 6º ano do ensino fundamental, sendo metade das oportunidades destinadas à ampla concorrência e a outra metade a candidatos que tenham estudado exclusivamente em escolas públicas. Mais uma vez, o processo seletivo será realizado por meio de sorteio público, no dia 1º de dezembro, às 15h, pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPE, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube. O edital pode ser acessado na página virtual do CAp.

De acordo com o diretor do CAp, professor Erinaldo Ferreira do Carmo, conforme o projeto de inclusão social do colégio, neste processo seletivo as candidaturas serão gratuitas para todos os estudantes e haverá, também, quatro vagas reservadas àqueles com deficiência. A matrícula deverá ser feita no mês de janeiro e o início das aulas para os alunos novatos será no dia 10 de fevereiro de 2022. 

Em relação à mudança feita pelo CAp na forma de realização do processo de seleção dos alunos – que, anteriormente, era feito por meio de prova e passou a ser feito por meio de sorteio -, será avaliada posteriormente pelo colégio e pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFPE, segundo a universidade, em seu site oficial.

De acordo com o diretor, a avaliação do colégio a respeito dos alunos que ingressaram no sorteio anterior, é de que eles se adaptaram bem ao processo. “O sorteio propiciou ao Colégio de Aplicação um grupo bastante heterogêneo e enriquecedor à proposta pedagógica do CAp, como campo de estágio das graduações diversas”, explica ele, segundo o site oficial da UFPE.

COMENTÁRIOS dos leitores