Aberto período de matrículas da Rede Estadual para 2022

Ao total, são oferecidas 187.588 vagas para alunos oriundos das redes municipal e estadual e estudantes novatos

por Samuel D’Paulla qua, 10/11/2021 - 10:55
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Site do Matrícula Rápida 2022 Júlio Gomes/LeiaJáImagens

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE) iniciou o processo de inscrições para o ano letivo de 2022. Ao todo, são ofertadas 187.588 vagas para a rede estadual de educação. Os interessados têm até o dia 24 de dezembro para fazer as candidaturas pelo site Matrícula Rápida. O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (10).

Das vagas ofertadas, 110.926 foram distribuídas entre alunos vindo da própria rede estadual e a rede municipal de ensino, outras 57.730 são destinadas a alunos novatos, oriundos da rede privada ou alunos vindos de outros estados. Desse montante divulgado, 23.516 são para o ensino fundamental e 34.214 no ensino médio.

Entre as oportunidades, 9.903 vagas são para o Recife, 15,329 na Região Metropolitana e 32.498 para o interior do estado, Zona da Mata, Agreste e Sertão. “Os alunos da rede estadual e da rede municipal não são novatos, eles migram automaticamente para rede de ensino médio, que é a rede estadual de ensino, e essas vagas já estão garantidas a esse público. Os alunos novatos são aqueles que migraram para nosso estado, ou aqueles que moravam a exemplo, em Petrolina e estão residindo em Recife, então esses são alunos novatos, como também os alunos da rede privada,” disse o secretário executivo de Educação do Estado, João Charamba.

O processo de inscrição por meio da internet é o primeiro passo, já a confirmação de matrícula será de forma presencial na escola escolhida, entre os dias 3 e 14 de janeiro. Caso não seja realizada a confirmação, a vaga será disponibilizada no site para outros interessados entre os dias 18 e 23 de janeiro.

Na oportunidade, o secretário executivo divulgou a disponibilidades de 300 pontos de acesso à internet para a população nas escolas da rede estadual, visando facilitar o processo de inscrições por público mais limitado à internet. Esses pontos de apoio nas escolas funcionarão de acordo com o expediente da instituição. Ainda segundo o secretário, o acesso à plataforma pode ser realizado de qualquer equipamento com acesso à internet.

“O site é muito autoexplicativo e bem simples, com uma interface amigável, basicamente é restrito a informações documentais, depois a informação da escola escolhida pelo aluno ou responsável”, explica o secretário executivo Marcelo Barros.

COMENTÁRIOS dos leitores