Fundaj divulga curso sobre cinema pernambucano

A formação será realizada entre os dias 13 e 17 de dezembro

por Jennifer Buarque qui, 02/12/2021 - 12:44
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) abriu inscrições para o curso “ O Cinema Pernambucano na Escola: Uma Formação para Formadores”. Ministrado pelo professor Paulo Cunha, a capacitação irá ofertar 100 vagas para o público em geral entre os dias 13 e 17 de dezembro, das 15h às 17h.

Os interessados na capacitação podem fazer as inscrições até o dia 10 de dezembro, pela internet. As aulas serão realizadas no campus Derby, na área central do Recife. No último dia e curso, em 17 deste mês, o encontro será no Cinema do Museu, em Casa Forte, Zona Norte da capital pernambucana.

O professor Paulo Cunha aponta que a iniciativa surgiu a partir da experiência com estudantes de ensino público na Cinemateca Pernambucana. “O curso surgiu a partir da experiência da Cinemateca Pernambucana: recebemos muitos estudantes do ensino público com seus professores e achamos interessantes preparar uma formação que tivesse a ver com esse público. Nosso objetivo é melhorar o nível de informação desses professores de educação de jovens para que eles possam, a partir de filmes do acervo da Cinemateca, fazer uma experiência em sala de aula produtiva para eles e para os alunos”, explicou, em texto enviado pela assessoria. 

Com carga horária de 10h, a programação do curso traz a importância do cinema local para que os alunos possam aprofundar os seus conhecimentos em temas como gênero, etnia e juventude no cinema do estado e entendam de que forma a sétima arte retrata a cultura popular e até o crescimento da vida urbana no Recife.

A formação compõe a programação de férias da Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP), que é realizada nos meses de dezembro e janeiro. “Vamos ofertar esse curso no formato presencial, retomando a oferta de cursos presenciais no Campus Derby, onde temos o Cinema da Fundação, para que os alunos também possam frequentar e assistir ao cinema na nossa programação de fim de ano, início de ano e férias", destacou o diretor de Formação Profissional e Inovação, Wagner Maciel, segundo a assessoria de imprensa da Fundaj.

COMENTÁRIOS dos leitores