Bélgica aprova jornada de trabalho de quatro dias

A Bélgica aderiu à jornada de trabalho de 4 dias, onde funcionários poderão escolher quantos dias trabalhar.

por Elysa Assis seg, 21/02/2022 - 11:14
Pixabay/Rota de Férias Bélgica resolveu aderir à jornada semanal de quatro dias Pixabay/Rota de Férias

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores belgas, o país resolveu aderir à jornada semanal de quatro ou cinco dias, em que os funcionários poderão escolher quantos dias na semana irão trabalhar. Além de melhorar a qualidade de vida, o esquema promete aumentar a produtividade nas empresas.

O primeiro-ministro da Bélgica, Alexandre de Croo, disse em uma coletiva de imprensa que essa ação traz uma economia inovadora, sustentável e digital, e melhorando a compatibilidade entre família e trabalho. O primeiro-ministro do trabalho, Pierre-Yves Dermagne, ressaltou também que a escolha cabe ao funcionário de aderir a mudança “Isso deve ser feito a pedido do empregado, com o empregador apresentando razões sólidas para qualquer recusa” disse Pierre-Yves.

Os funcionários podem solicitar uma semana a jornada de quatro dias como um teste, dentro de seis meses. Assim se desejarem continuar com o novo formato, o colaborador pode solicitar a permanência ou continuar com o mesmo expediente. Outra política de valorização do trabalhador vai dar o direito de desligar os dispositivos de trabalho e não responder mensagens relacionadas fora do expediente, sem que o colaborador sofra qualquer tipo de repreensão. 

Como o programa encurta a semana de cinco em quatro dias de trabalho, isso significa que uma carga de 38 horas semanais seria mantida, com um dia a mais de folga a compensar a jornada mais longa. Os funcionários trabalhariam mais horas em cada um dos quatro dias.

A Bélgica não é o primeiro país a adotar esse sistema de trabalho. A Espanha, Japão, Escócia, Islândia e Emirados Árabes Unidos já usam esse formato de expediente. Nos Estados Unidos, o projeto ainda está em análise pelo congresso.

COMENTÁRIOS dos leitores