Guarda Municipal de SP abre concurso com 1 mil vagas

Inscrições podem ser feitas entre 1º de abril e 4 de maio

por Thaynara Andrade qui, 31/03/2022 - 10:08
Reprodução/Facebook Concurso prevê 1 mil vagas para a Guarda Civil de São Paulo Reprodução/Facebook

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana da cidade de São Paulo anunciou que realizará um concurso público com 1000 vagas para Guarda Civil Metropolitano - 3º Classe. Os interessados poderão realizar as inscrições entre os dias 1º de abril e 4 de maio, por meio do site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).

Do total de vagas, 750 serão abertas para ampla concorrência, enquanto 200 serão reservadas para pessoas autodeclaradas negras e 50 para pessoas com deficiência (PcD). Os guardas admitidos no concurso terão remuneração inicial de R$ 2.180 por uma jornada de trabalho de 40h semanais, com regimes de plantão e horários variáveis.

Para concorrer às vagas de Guarda Civil, é preciso ter certificado de conclusão de ensino médio; carteira nacional de habilitação - CNH, sem restrição para atividade renumerada; ter entre 18 a 35 anos de idade; altura mínima de 1,60 m no caso do sexo feminino e mínima de 1,70m, para o sexo masculino.

Como processo seletivo, será aplicada uma prova objetiva composta por conteúdos de língua portuguesa, raciocínio lógico, realidades municipais, noções de informática e conhecimentos específicos; uma prova de redação; teste psicológico e teste de aptidão física (TAF). Todas serão realizadas na cidade de São Paulo.

Após a convocação, os servidores públicos precisaram realizar um período de três anos de estágio probatório, para fins de confirmação no cargo e aquisição de estabilidades, sendo submetido à avaliação especial de desempenho de acordo com os critérios da Secretaria Municipal.

Para realizar as inscrições é preciso pagar a taxa no valor R$ 56,00, com possibilidade de isenção entre os dias 4 e 6 de abril, para pessoas pertencentes a famílias de baixa renda. Mais informações podem ser conferidas no edital de abertura.

COMENTÁRIOS dos leitores